segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Motos “aposentam” jegues no sertão de Pernambuco


16/08/2010 - Transporte Ideia

No primeiro semestre deste ano, 23.221 motocicletas foram licenciadas pelo Detran no sertão de Pernambuco, contra 12.502 carros. A paisagem, que antes era dominada por jegues e carros, agora chama a atenção pelo colorido das motos. As informações são do jornal “O Globo”.

Em Serra Talhada, município que fica a 418 quilômetros de Recife, a população de 85 mil habitantes conta com 10.739 motos. Isso sem falar nas “cinquentinhas”, motos menores que não exigem documentação dos órgãos oficiais. Esta é a maior frota do sertão pernambucano e a 12ª do estado.

Com o aumento do uso das motos, os jegues vêm perdendo espaço e acabam se tornando um problema para o poder público. Os animais, sem donos, se espalham e atrapalham o trânsito das cidades e das rodovias federais.

O problema está ficando tão sério que a prefeitura de Serra Talhada já busca 400 vagas de laçador para o próximo concurso. No caso da região, o responsável irá laçar os jumentos. “A lei exige concurso, que será aberto. Não sei os critério que a empresa encarregada usará para contratar os laçadores, que são homens do mato, normalmente analfabetos”, explica o prefeito Carlos Evandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário