sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EDP alarga rede de abastecimento de carros eléctricos no Brasil

Energia

04.08.2010 - 15:44 Por Lusa - Público P 20

A EDP inaugurou mais três pontos da rede de abastecimento de veículos eléctricos no Estado de São Paulo, anunciou hoje o grupo português.
Pioneira no Brasil em projectos de mobilidade eléctrica, a EDP já soma 16 estações de abastecimentos, nos estados de São Paulo e do Espírito Santo, tendo como meta atingir 20 pontos até ao fim do ano, salientou a empresa num comunicado.

Os três novos postos de abastecimento eléctrico foram abertos em São José dos Campos, cidade a 100 quilómetros de São Paulo, na área de actuação da Bandeirante, empresa distribuidora controlada pela EDP.

O grupo português já mantém postos de abastecimento em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, zona de actuação da Escelsa, distribuidora também controlada pela EDP.

Na abertura dos postos em São José dos Campos, o grupo português doou às autoridades locais 15 bicicletas eléctricas que serão utilizadas pela polícia e pela Secretaria do Meio Ambiente.

No total, já foram doadas 75 bicicletas eléctricas, desde o início da implantação da rede de abastecimento do projecto de mobilidade, número que deverá ascender a 90 até ao final do ano.

“Temos planos para estruturar uma rede de abastecimento que esteja plenamente operacional quando houver uma frota significativa de veículos eléctricos circulando”, afirmou o presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu.

“Estamos certos de que esta será uma realidade a médio prazo no Brasil e estaremos preparados para oferecer infraestrutura adequada”, salientou o executivo citado no comunicado.

Os postos de abastecimento têm a marca MOBI.E, parceira da EDP em Portugal para projetos de desenvolvimento urbano e de transportes.

O reabastecimento da bateria de um veículo eléctrico é feito numa tomada eléctrica normal, com tensão de 127 volts, sendo que a bateria de uma bicicleta é totalmente recarregada em seis horas.

As bicicletas são impulsionadas por motores eléctricos alimentados por baterias e são recarregáveis a cada 30 quilómetros percorridos.

No Brasil, a EDP controla actualmente empresas de distribuição (Bandeirante e Escelsa), de comercialização e de produção de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário