sábado, 7 de agosto de 2010

Insatisfação com o serviço prestado por taxistas gera uma queixa a cada 4 horas

07.08.10 às 02h54 - O Dia


Taxímetro adulterado e descortesia dos motoristas são falhas apontadas. Maus condutores podem perder permissão, alerta prefeitura

Rio - Mau comportamento e cobranças indevidas tornaram os taxistas cariocas o alvo preferido das reclamações recebidas pela prefeitura neste ano. No primeiro semestre, foram 203 denúncias em média por mês, ou uma reclamação a cada quatro horas. No mesmo período de 2009, a média mensal foi 189 — 14 queixas a menos. Com a intensificação da fiscalização em março, o número de punições a motoristas de praça subiu, mas a reação dos passageiros revela que, para o serviço melhorar, ainda há um longo caminho a percorrer.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Fila de táxis no Aeroporto Santos Dumont, no Centro: terminal é um dos pontos de fiscalização da Subsecretaria de Fiscalização de Transportes | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
administrador paulista Ciro Ronchizel, 36 anos, vem sempre ao Rio e recentemente teve péssima experiência num amarelinho: teve de pagar R$ 20 por corrida de só 2,3 km, do Aeroporto Santos Dumont à Cinelândia, no Centro.

“Falei para o taxista que fazia o mesmo caminho toda semana, pagando só R$ 9, mas não adiantou. O taxímetro parecia estar adulterado. É um absurdo”, desabafou, lembrando que, apesar da maior tarifa cobrada em São Paulo, a qualidade do serviço lá é superior.

A falta de cordialidade no atendimento e cobranças extorsivas encabeçam a lista de denúncias feitas à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes (2286-8010). Em média, são seis queixas por dia. Todas são encaminhadas à Controladoria, que adverte o motorista. Os reincidentes podem perder a permissão. “É importante o usuário fornecer o máximo de dados possíveis para podermos agir”, ressaltou o subsecretário de fiscalização de Transportes, Eduardo Frederico Cabral.

Segunda-feira, o Detran abre as inscrições de curso de capacitação para taxistas, conforme O DIA anunciou terça. Visando ao treinamento dos profissionais para receber turistas na Copa de 2014 e Olimpíada de 2016, o objetivo é melhorar a relação com o passageiro. Nas ruas, a Subsecretaria de Fiscalização, criada em fevereiro, tenta frear as irregularidades com operações diárias em cartões-postais, Rodoviária Novo Rio, aeroportos, Quinta da Boa Vista e Lapa à noite e nos finais de semana. 

De março até dia 5, 30% dos 2.519 veículos vistoriados foram apreendidos ou lacrados. Os fiscais detectaram, principalmente, ausência do Certificado de Licenciamento e atuação de piratas.

A ação de cooperativas piratas também preocupa. O vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, vai solicitar à PM e ao Detran a realização de blitzes-relâmpago para identificá-las e fechá-las. A direção do Sindicato dos Taxistas do Município não foi localizada para comentar o caso.

Teste de direção no Autódromo e passeio a cartões-postais 


Situações de perigo vividas pelos motoristas no dia a dia do trânsito carioca serão reproduzidas nas aulas de direção defensiva do curso “Táxi! Corrida para o futuro”, que o Detran inicia no próximo dia 16. A perícia e a habilidade dos profissionais serão colocadas à prova nas pistas do Autódromo de Jacarepaguá, onde será montado circuito com obstáculos.

O teste será uma das últimas etapas do curso, previsto para terminar no fim de dezembro. As aulas teóricas serão de Legislação de Trânsito e Inglês. Os alunos ainda serão levados para um passeio pelos principais cartões-postais do Rio, onde poderão aprender noções básicas de Turismo. A relação de pontos a serem visitados está sendo fechada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio (Faetec), que apoia o projeto com a Uerj.

“O curso vai contribuir não só para recebermos melhor os visitantes na Copa e nos Jogos Olímpicos, mas também para termos um trânsito mais seguro e um serviço de táxis com mais qualidade”, observou a coordenadora de Educação do Detran, Janete Bloise, que estuda a possibilidade de, a partir do ano que vem, apresentar proposta para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) torná-lo obrigatório.

Por enquanto, a inscrição é voluntária e gratuita. São oferecidas 100 vagas. O regulamento está disponível no portal www.detran.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário