quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Carro eléctrico brasileiro chega a Portugal em 2013



Sara Piteira Mota   - ECONOMICO
03/08/10 00:05
enviar noticia
O Obvio! 828E tem um ‘design’ original.
O Obvio! 828E tem um ‘design’ original.

Comunidade

Partilhe: del.icio.us   Digg   Facebook   TwitThis   Google   Mixx   Technorati  
A Obvio! já está a negociar com empresas portuguesas a exclusividade do modelo brasileiro 828E.
O primeiro carro eléctrico brasileiro vai ser pequeno, equipado com tecnologia de ponta e com havaianas em vez de pedais. O modelo 828E, que pertence à fabricante de carros eléctricos brasileira Obvio!, deverá começar a ser produzido dentro de dois anos. A garantia foi dada ao Diário Económico por Ricardo Machado, fundador e presidente da Obvio!. O objectivo é também entrar no mercado português.
"A previsão é iniciar a produção dentro de um ano na versão de quadriciclo leve para o mercado brasileiro. E para a Europa dentro de dois anos", adianta o responsável. Portugal está nos planos da empresa brasileira.
"Estamos a negociar com empresas de aluguer de carros em Portugal e na Europa que estão interessadas em ter exclusividade de lançamento do nosso 828E para oferta de utilização partilhada (‘car sharing')", refere Ricardo Machado.
O modelo de distribuição do compacto eléctrico da Obvio! não será o habitual adoptado pelas fabricantes tradicionais. "As empresas de energia eléctrica vão adquirir os veículos - em lotes mínimos de mil unidades - e revendê-los aos consumidores, com um pagamento em 80 meses", explica o mesmo responsável. As parcelas serão cobradas na conta de luz. As companhias também serão responsáveis por instalar postes carregamento das baterias eléctricas.
A Obvio! vai investir em projectos de transportes verdes no Brasil - automóveis, autocarros, camiões e frotas - para veículos com tracção eléctrica e motor movido a etanol. A empresa estima investir 30 milhões de euros na fase inicial e 130,3 milhões numa segunda fase. A capacidade de produção anual será de 10 mil veículos na primeira fase, aumentado de seguida para 70 mil.
Para já, a empresa ainda está a estudar em que cidade irá instalar a sua fábrica. "Actualmente trabalham na Obvio! 14 pessoas, mas a previsão é que sejam contratados mais 700 profissionais", garante Ricardo Machado. A empresa espera que o incentivo que o estado brasileiro vai lançar para os carros eléctricos seja benéfico para a Obvio!. O Governo Federal deverá conceder incentivos à indústria automóvel para a produção de carros eléctricos no valor de 217,3 milhões de euros.
A Obvio!, que esteve em risco de não arrancar com o projecto devido à falência da fábrica Tritec Motors, que iria fornecer os motores, acaba de ser comprada por um fundo de investimento ambiental inglês - o Cappadocia Investments - por 6,08 milhões de euros, que assumiu as dívidas da empresa no valor de 4,3 milhões de euros.

Um comentário: