terça-feira, 1 de junho de 2010

Rodinhas, o mini-autocarro da moda em Loures (Portugal)


6/1/2010 - Menos um carro - Carris (Lisboa)



Chama-se Rodinhas, é um sucesso de bilheteira e tem contribuído para alargar os horizontes dos moradores de Loures, sobretudo os mais idosos e com mobilidade reduzida, que passaram a viajar mais e conhecer outros locais.

Estamos a falar de um dos projectos de mobilidade sustentável promovidos pela Câmara Municipal de Loures, um mini-autocarro que percorre o concelho, cobra bilhetes baratos e vai para onde as pessoas quiserem.

Segundo explica o Diário de Notícias, o projecto Rodinhas começou em 2007, para servir as estações da CP, mas desde então que se tornou num serviço social – e já conta com vários mini-autocarros.

O projecto-piloto começou com uma apoio financeiro da União Europeia e destinava-se a servir as estações ferroviários. O objectivo, segundo explicou ao Diário de Notícias João Pedro Domingues, vice-presidente da Câmara de Loures, era que as pessoas deixassem de levar para ali as suas viaturas – deixando estas, assim, de ficar o dia todo estacionadas nas imediações da estação.

“[Mas o Rodinhas] tornou-se num sucesso tão grande que já não pode voltar atrás nem acabar. É um serviço social, que leva as pessoas aos espaços públicos com bilhetes entre os 35 e os 40 cêntimos”, afirma João Pedro Domingues.

Estes mini-autocarros estão a levar a que cada vez mais pessoas deixem em casa o carro ou troquem os seus passeios perto de casa por uma aventura um pouco mais extensa.

O circuito pioneiro – que incluía a viagem da Portela para Moscavide –  começou com duas carreiras, mas hoje em dia já há três em hora de ponta. “Adaptou-se às necessidades e alargou o percurso”, referiu o autarca de Loures.

Em 2008 foram lançados mais três circuitos, com duas viaturas cada, que servem Sacavém, Camarate, Bobadela e São João da Talha. Hoje, são sobretudo idosos ou pessoas com mobilidade reduzida que andam no Rodinhas.

Um dos exemplos do sucesso do Rodinhas é o abaixo-assinado entregue na Assembleia Municipal de Loures a pedir que os mini-autocarros parem também em Santa Iria da Azóia.

Paralelamente, está também na calha a adopção deste tipo de transporte para o concelho de Odivelas. Nada mau para um projecto-piloto iniciado em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário