segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma pequena grande ideia


31/5/2010
O Globo

Essa pode ser a nova alternativa para os saturados sistemas de transporte das grandes cidades. Desenvolvido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, batizado de Dock Dock, o menor carro do mundo tem dois lugares, é movido à energia elétrica e pode ser recarregado por conexão direta em pontos como terminais de ônibus e pólos comerciais.
   
No conceito do arquiteto, o mini veículo poderá ser alugado por um preço proporcional ao tempo de utilização pelo usuário, que poderá devolvê-lo em estações de aluguel espalhadas pela cidade. O pagamento, nos planos de Lerner, seria feito com cartões magnéticos.
   
O Dock Dock foi idealizado para centros e não ultrapassa os 20 quilômetros por hora.
   
O brinquedinho será apresentado amanhã durante a Feira Challenge Bibendum - evento promovido pela indústria automotiva voltado para iniciativas auto-sustentáveis - no Riocentro. E na quinta-feira, o veículo estará num uma carreata organizada pelo evento no Aterro do Flamengo, às 10h30m.
   
O objetivo de Lerner e comercializar o produto para prefeituras de municípios com mais de 500 mil habitantes. No Brasil são 40 cidades, de acordo com ele.
   
- Estamos conversando com prefeituras de algumas capitais e cidades no Brasil, Estados Unidos e Europa para lançamento de 100 protótipos no segundo semestre - adiantou o arquiteto.
   
O carrinho tem 1,70 metros de comprimento, 1,20 metros de largura atrás, 1 m de largura na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário