sábado, 29 de maio de 2010

A vez dos elétricos



Alcides Freire 
alcides@opovo.com.br

29 Mai 2010 - 01h57min
 O Leaf, um carro de motorização totalmente elétrica, será vendido mundialmente a US$ 40.640 (Divulgação)
O primeiro Inventário Nacional de Emissão Atmosférica por Veículos Automotores Rodoviários, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), traz índices alarmantes. O relatório, anunciado pelo então ministro Carlos Minc, traz índices que apavoram em muitos aspectos. O primeiro deles é que o setor de transporte é o que mais causa impacto na qualidade do ar, e o segmento rodoviário é responsabilizado por 90% das emissões de poluentes, CO2(dióxido de carbono) principal vilão pelo aumento do efeito estufa. 

Outro dado importante que denuncia o relatório é a ``falência do sistema público de transporte``. Enquanto 16,8 bilhões de passageiros usam o transporte público, 17 bilhões usam transporte particular (carros e motos). Os vilões da poluição são os veículos individuais que emitem 1,5 (83%) milhão de toneladas de CO (monóxido de carbono) e 34 mil (2%) de toneladas de CO, emitidos pelo transporte público. 

Diante deste cenário, o MMA resolveu melhorar os índices referentes à poluição e conquistar melhores resultados. Com isso, promete anunciar nos próximos meses o aumento da proporção de biodiesel. Adicionar esta produção, ao diesel comum, saindo do atual B-5 (5% de biodiesel) passando para B-10 ou até o B-15 (15% de biodiesel do diesel comum), o que reduziria ainda mais a emissão de poluentes. 

São Paulo resolveu sair na frente e criar possibilidades para tornar viável o uso de veículo elétrico na capital e reduzir sua contribuição para aumentar o efeito estufa. Para isso, fora chamado o presidente-executivo da Renaul-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, que discutiu a viabilidade do projeto. Ghons saiu da reunião com uma certeza: ``sem incentivo de governos, para o consumidor não haverá comercialização em massa do elétrico``. 

O executivo ressaltou ainda que ``para o carro elétrico ficar popular, precisa de uma boa equação econômica. Apoios de governo para não ficarem nicho de mercado e nossas prioridades são locais onde governos ajudem os consumidores a comprarem o carro elétrico``. Com estas declarações, Ghons, impõe as condições para a Renault-Nissan vender carros elétricos no Brasil. 

O projeto do carro elétrico Renault-Nissan resultou no Leaf. Segundo Gosn, o custo foi de 4 bilhões de euros para desenvolver o projeto e deve ser lançado comercialmente este ano. E em grande escala comercial a partir de 2012. O carro elétrico, com emissão de poluente zero, já nasceu conquistando governantes das principais potências econômicas do mundo. O Japão, por exemplo, dá desconto em pedágios e estacionamentos. Já nos Estados Unidos, o desconto de US$ 7.500, aparece na forma de impostos. 

Esta seria a única maneira para o elétrico competir com outros carros que usam combustível fóssil, pois a produção destes modelos ainda é muito cara. Fabricado no Japão, França e EUA, o Leaf, um carro de motorização totalmente elétrico, será vendido mundialmente a US$ 40.640. 

A capacidade da montadora franco-japonesa, de produção deste modelo, no Japão, será de 50 mil unidades já no primeiro ano. O mercado, logicamente, irá determinar e impor ritmos diferentes à montadora. A japonesa conta ainda com o apoio das fábricas das Américas e Europa para ampliar a produção e atingir metas até 2012. 

Outras montadoras como as gigantes Toyota, GM e a grande maioria das grandes montadoras já têm modelos testados, prontos, rodando nas grandes e congestionadas cidade mundiais, podendo ser elétricos "puros" ou ainda híbridos. 

O Leaf e todos os outros veículos elétricos têm números apaixonantes, principalmente para definir custos de consumo. A recarga da bateria não ultrapassa US$ 3, de acordo com dados da Renault-Nissan, e, com este valor abastecido, terá autonomia de 160 quilômetros. Tudo no mais absoluto silêncio, com todo o respeito ao meio ambiente e muito charme para desfilar pelas ruas. 


CARRO CONCEITO 
Dotado de uma tecnologia híbrida específica, o carro-conceito Hypnos da Citroën mostrar a preocupação ecológica da marca. A arquitetura da corrente de tração híbrida diesel proposta se destaca pela implantação de um motor elétrico no eixo traseiro. 

RECALL DO KA 
O recall do Ford Ka envolve 166.460 unidades. A ação envolve todas as unidades do novo Ka fabricadas entre 2008 e 31 de janeiro de 2010 com chassi até o número AB203702). Os carros passarão por inspeção e modificação na fixação do chicote elétrico. 

CHANA MOTORS 
Após três anos de operações no Brasil com participação apenas no segmento de comerciais leves, a fabricante chinesa Chana Motors anuncia o lançamento de Benni Mini, Benni e Alsvin. 

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