terça-feira, 1 de junho de 2010

Tranporte focado em automóveis tem de ser reavaliado




01/06/2010 às 08:10 - Planeta Sustentável

Quanto custa andar de carro?

São U$142 bilhões em custos de saúde ligados à obesidade e dias de trabalho perdidos por doença. Cerca de U$ 80 bilhões em custos de saúde e mortes prematuras causadas por poluição do ar. Outros U$ 180 bilhões de acidentes de trânsito, envolvendo horas trabalhadas, seguros, dano à propriedade, custos legais, sofrimento e dor.

Estes são alguns dos custos ocultos de uma sociedade centrada no carro, como nos EUA. A Associação Americana de Saúde Pública (APHA) diz em um relatório recente que estes custos foram ignorados por tempo demais por aqueles que decidem políticas de transporte. Os custos geralmente levam em conta apenas construção, desapropriação, receitas (pegágios), operação e manutenção.

Em alguns casos, diz a APHA, é dificil calcular custos de saúde relacionados ao transporte - como saúde mental, stress e coesão social. Mas custos associados com obesidade (em quem não caminha, ou não anda de bicicleta), doenças respiratórias e ferimentos são apoiados por pesquisas e têm de ser levados em conta, diz a entidade, segundo o Grist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário