quinta-feira, 3 de junho de 2010

Governo chinês vai dar subsídio a carros híbridos e elétricos



02/06/2010 - Transporte, Idéias
O governo chinês vai lançar um programa de subsídios para carros que tenham a tecnologia verde. O objetivo é tentar reduzir a poluição ambiental e a dependência do petróleo importado, informa o jornal britânico “Financial Times”.
Segundo informações do site do Ministério de Finanças, a China também planeja financiar a construção de infraestrutura para carregar os veículos elétricos. O maior entrave para tornar os carros elétricos populares entre os chineses é o elevado preço. Entretanto, a China é considerada o maior mercado automobilístico do mundo.
Segundo o “Times”, os subsídios serão de até 50 mil yuans (algo em torno de US$ 7.300) para modelos híbridos e 60 mil yuans (cerca de US$ 8.700) para carros 100% elétricos. Os subsídios devem ser reduzidos após as montadoras venderem 50 mil unidades dos carros.
As cidades de Xangai, Changchun, Shenzhen, Hangzhou e Hefei seriam as mais beneficiadas com os subsídios. Elas também deverão receber infraestrutura para carregar a bateria dos veículos.
O maior problema apontado pelo “Times” é o fato de a maioria das cidades chinesas não terem garagens onde os carros possam passar a noite sendo recarregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário