sexta-feira, 4 de junho de 2010

Taxistas se preparam para a Copa


4/6/2010
Tribuna do Brasil (DF)

Ontem, em solenidade, 130 taxistas do Distrito Federal receberam certificados do curso de capacitação profissional, iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) em parceria com o Instituto Terra Mater Brasilis, que ofereceu as oficinas. O curso é fruto do Projeto Brasília Turística, que visa instruir os motoristas no tratamento ao estrangeiro, de olho na Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2014. Na bancada para a entrega dos certificados estavam presentes o Secretário de Trabalho Takane Nascimento, a representante da Secretaria de Turismo Cristina Malheiroso; o Superintendente Regional da Infraero Celso Santos Nunes; o Coordenador pedagógico da Terra Mater Brasilis Gustavo Chauvet; a Presidente do Simpetaxi Maria do Bonfim e a adminstradora de Brasília Estela Oton.
     
As aulas da primeira turma começaram no dia 22 de fevereiro e tiveram fim no dia 19 de maio. No primeiro momento, 265 alunos fizeram as aulas. O secretário Takane Nascimento disse que a meta é alcançar 1350 profissionais até o final do ano. São 120 horas/aula, sendo que os beneficiados compareciam ao Instituto cinco vezes por semana para ter 2h de aula. Como o horário de trabalho deles é inconstante, a área de apoio era flexível. "Para isso nós fazíamos todas as aulas iguais para que ninguém se prejudicasse", conta a presidente do Instituto Terra Mater Brasilis, Flavineide Rocha.
     
Na grade curricular do curso, constam aulas de inglês e espanhol básicos, História de Brasília, Ética e Cidadania, Comportamento e Relações Interpessoais, Turismo no DF, Qualidade no Atendimento e Empreendedorismo, além de temas relacionados à preservação do meio ambiente e ao combate à exploração sexual.
     
Nascimento avalia o projeto como uma experiência que será eternizada. "A cultura, o aprendizado são eternos", ensina. A presidente do instituto Flavineide concorda. "Esperamos tanto tempo e agora esse projeto saiu. É primordial para os profissionais", avalia. O projeto foi feito pela Setrab e o Instituto ganhou a licitação para realizar as aulas.
     
Genival Souza falou em nome da turma durante o evento e disse que o que eles aprenderam foi muito bom para todos. Ele trabalha na profissão há oito anos e falou sobre a importância do curso para a carreira deles. "Gostei muito, aprendi bastante, me despertou a vontade de voltar para a sala de aula. Foi bom para nós termos uma aproximação com os estrangeiros", exclama.
    
Edvar Ferreira da Silva tem a mesma opinião. "O curso e ótimo, mas temos que continuar aprendendo", disse. Ele tinha muita dificuldade em atender o público estrangeiro. "Eu tinha muita dificuldade com turista, às vezes a gente tinha que encaminhar eles para outro taxista. Tem que ter cuidado para não levar eles para o lugar errado", acrescenta.
     
Com o fim do curso, os taxistas já formados continuam fazendo aula no Sindicato da categoria por conta própria. "Esse primeiro contato é essencial, crescemos muito e a tendência é só melhorar", comenta Genival. Edvan também reconhece que precisa melhorar. "Eu não sei muito, aprendemos só o básico. Precisamos continuar a aprender", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário