sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estímulo a ‘veículos verdes’ é tema de feira no Riocentro


01/06/2010 - 14h23 - Secretaria de Estado de Transportes

Nesta segunda-feira (31.05), o secretário estadual de Transporte, Sebastião Rodrigues, participou da cerimônia de premiação de veículos sustentáveis, na 10ª edição da Michelin Challenge Bibendum, que acontece até quarta-feira (02.05), no Riocentro, na Barra da Tijuca. O evento reúne empresas de todo o mundo, interessadas nas causas ambientais, e um público diário de quatro mil pessoas.Sendo realizado pela primeira num país do Hemisfério Sul, o evento incentiva, principalmente, o uso de equipamentos não poluentes em veículos automotores. Além da preocupação com o eco-sistema, o encontro discute ainda, formas de melhorias para o fluxo do tráfego nas grandes cidades.
- Assim como todos os participantes desta feira, o Governo do Estado do Rio também está interessado em promover medidas de proteção ao meio ambiente. Já temos importantes exemplos nesse sentido, como o uso de biocombustível em parte da frota de ônibus, o sistema metroviário, movido à energia elétrica, e o incentivo à bicicleta como meio de transporte em potencial. Estamos atentos às novidades deste setor, e empenhados em participar ativamente de projetos do gênero – afirmou o secretário Sebastião Rodrigues.
O evento foi aberto com as presenças do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral. Um dos pontos altos do Michelin Challenge Bibendum, que conta com um stand do Governo do Estado, foi o desfile de protótipos não poluentes, desenvolvidos por diversas montadoras nacionais e estrangeiras. O desfile incluiu modelos desde carros de passeio, até ônibus e caminhões.

Taxistas se preparam para a Copa


4/6/2010
Tribuna do Brasil (DF)

Ontem, em solenidade, 130 taxistas do Distrito Federal receberam certificados do curso de capacitação profissional, iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) em parceria com o Instituto Terra Mater Brasilis, que ofereceu as oficinas. O curso é fruto do Projeto Brasília Turística, que visa instruir os motoristas no tratamento ao estrangeiro, de olho na Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2014. Na bancada para a entrega dos certificados estavam presentes o Secretário de Trabalho Takane Nascimento, a representante da Secretaria de Turismo Cristina Malheiroso; o Superintendente Regional da Infraero Celso Santos Nunes; o Coordenador pedagógico da Terra Mater Brasilis Gustavo Chauvet; a Presidente do Simpetaxi Maria do Bonfim e a adminstradora de Brasília Estela Oton.
     
As aulas da primeira turma começaram no dia 22 de fevereiro e tiveram fim no dia 19 de maio. No primeiro momento, 265 alunos fizeram as aulas. O secretário Takane Nascimento disse que a meta é alcançar 1350 profissionais até o final do ano. São 120 horas/aula, sendo que os beneficiados compareciam ao Instituto cinco vezes por semana para ter 2h de aula. Como o horário de trabalho deles é inconstante, a área de apoio era flexível. "Para isso nós fazíamos todas as aulas iguais para que ninguém se prejudicasse", conta a presidente do Instituto Terra Mater Brasilis, Flavineide Rocha.
     
Na grade curricular do curso, constam aulas de inglês e espanhol básicos, História de Brasília, Ética e Cidadania, Comportamento e Relações Interpessoais, Turismo no DF, Qualidade no Atendimento e Empreendedorismo, além de temas relacionados à preservação do meio ambiente e ao combate à exploração sexual.
     
Nascimento avalia o projeto como uma experiência que será eternizada. "A cultura, o aprendizado são eternos", ensina. A presidente do instituto Flavineide concorda. "Esperamos tanto tempo e agora esse projeto saiu. É primordial para os profissionais", avalia. O projeto foi feito pela Setrab e o Instituto ganhou a licitação para realizar as aulas.
     
Genival Souza falou em nome da turma durante o evento e disse que o que eles aprenderam foi muito bom para todos. Ele trabalha na profissão há oito anos e falou sobre a importância do curso para a carreira deles. "Gostei muito, aprendi bastante, me despertou a vontade de voltar para a sala de aula. Foi bom para nós termos uma aproximação com os estrangeiros", exclama.
    
Edvar Ferreira da Silva tem a mesma opinião. "O curso e ótimo, mas temos que continuar aprendendo", disse. Ele tinha muita dificuldade em atender o público estrangeiro. "Eu tinha muita dificuldade com turista, às vezes a gente tinha que encaminhar eles para outro taxista. Tem que ter cuidado para não levar eles para o lugar errado", acrescenta.
     
Com o fim do curso, os taxistas já formados continuam fazendo aula no Sindicato da categoria por conta própria. "Esse primeiro contato é essencial, crescemos muito e a tendência é só melhorar", comenta Genival. Edvan também reconhece que precisa melhorar. "Eu não sei muito, aprendemos só o básico. Precisamos continuar a aprender", disse.

Cresce emplacamento de veículos no País



Entretanto, volume registrado em maio caiu
De janeiro a maio deste ano, as vendas apresentaram aumento de 13,23%
Dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apontam que desempenho do setor automotivo no varejo caiu 5,68% em maio. No entanto, o saldo do acumulado é positivo.
Conforme anunciado, no último mês, foram comercializados 405.833 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários e outros), contra 430.279 no mês anterior.
De janeiro a maio deste ano, as vendas apresentaram aumento de 13,23%, passando de 1.815.027 unidades comercializadas para 2.055.225 no mesmo período de 2009. “Os números não mostram tendência de queda nas vendas de veículos. O setor já esperava uma estabilização do mercado, pois o ritmo estava acelerado motivado pela redução da alíquota do IPI e também pelas promoções”, justifica Sérgio Reze, presidente da Fenabrave. Na comparação com maio de 2009, o setor cresceu 4,44%.
Segundo o levantamento da entidade, as vendas de automóveis e comerciais leves caíram de 261.897 unidades em abril para 235.674 unidades em maio. No entanto, apesar do decréscimo de 10,01% nas vendas, este nicho registrou acréscimo de 13,06% no acumulado do ano.
Já o emplacamento de caminhões retraiu 2,89% de abril para maio, diminuindo de 13.595 para 13.202 unidades. No entanto, o segmento apresentou forte aquecimento no acumulado. As vendas do segmento no varejo aumentaram de 37.274 unidades nos primeiros cinco meses de 2009 para 57.887 unidades no mesmo período deste ano, o que demonstra acréscimo de 55,30%.
O setor de ônibus retraiu 9,95% de abril para maio, diminuindo de 2.341 para 2.108 unidades. No acumulado deste ano, foram negociados 10.866 ônibus, contra 8.311 no mesmo período de 2009, numa alta de 30,74%.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Governo chinês vai dar subsídio a carros híbridos e elétricos



02/06/2010 - Transporte, Idéias
O governo chinês vai lançar um programa de subsídios para carros que tenham a tecnologia verde. O objetivo é tentar reduzir a poluição ambiental e a dependência do petróleo importado, informa o jornal britânico “Financial Times”.
Segundo informações do site do Ministério de Finanças, a China também planeja financiar a construção de infraestrutura para carregar os veículos elétricos. O maior entrave para tornar os carros elétricos populares entre os chineses é o elevado preço. Entretanto, a China é considerada o maior mercado automobilístico do mundo.
Segundo o “Times”, os subsídios serão de até 50 mil yuans (algo em torno de US$ 7.300) para modelos híbridos e 60 mil yuans (cerca de US$ 8.700) para carros 100% elétricos. Os subsídios devem ser reduzidos após as montadoras venderem 50 mil unidades dos carros.
As cidades de Xangai, Changchun, Shenzhen, Hangzhou e Hefei seriam as mais beneficiadas com os subsídios. Elas também deverão receber infraestrutura para carregar a bateria dos veículos.
O maior problema apontado pelo “Times” é o fato de a maioria das cidades chinesas não terem garagens onde os carros possam passar a noite sendo recarregados.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Encontro no Rio discute mobilidade rodoviária sustentável


Notícia da edição impressa de 01/06/2010 - Jornal do Comércio

Especialistas debatem problemas como acidentes de trânsito, poluição e congestionamentos urbanos
Cláudio Isaias, do Rio de Janeiro

Presidente aproveitou a ocasião para  criticar os Estados Unidos pelo vazamento de petróleo no Golfo Ricardo Stuckert/PR/JC
Presidente aproveitou a ocasião para criticar os Estados Unidos pelo vazamento de petróleo no Golfo Foto: Ricardo Stuckert/PR/JC
Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da Michelin, Michel Rollier, começou ontem, no Rio de Janeiro, o Michelin Challenge Bibendum. O encontro, que discute uma mobilidade rodoviária sustentável, contou com a participação de montadoras, empresários e especialistas em transportes, pesquisadores, políticos e representantes de 80 países, que lotaram as dependências do Riocentro, na Barra da Tijuca.
Com um forte esquema de segurança, o presidente Lula chegou ao Riocentro em um ônibus adaptado com três portas e piso rebaixado. Uma das três portas possuía rampa de acesso para cadeirantes. Ele visitou caminhões, ônibus e veículos (protótipos) das principais montadoras internacionais. No seu discurso, o presidente destacou que a Petrobras tem investido no aumento da oferta de combustíveis menos intensivos em carbono, como o gás natural e as fontes de energia renovável, com destaque para os biocombustíveis.    
Lula aproveitou a presença de 80 delegações estrangeiras no evento e criticou duramente os Estados Unidos pelo vazamento de óleo que ocorre no Golfo do México desde abril deste ano. Segundo ele, o mundo desenvolvido teria feito um "escândalo" se o acidente tivesse ocorrido com a Petrobras, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. "Era só colocar uma sonda aqui ou ali e o problema estaria resolvido. Estão quebrando a cabeça enquanto cinco mil litros de barris vazam por dia", comentou.
De acordo com o presidente, é engraçado como a imprensa trata o acidente. "O mundo desenvolvido teria feito diversos artigos contra o Brasil. Imagina quantas matérias surgiriam contra o Brasil, afirmando que o País não sabe tomar conta do seu nariz?", questionou. O vazamento de óleo aconteceu em um poço da empresa britânica BP, no Golfo do México, na costa Sul dos Estados Unidos.
Para o presidente da Michelin, é possível ser a favor do desenvolvimento da mobilidade rodoviária, mas sem esquecer que existem problemas de energia, poluição e de congestionamentos nos grandes centros urbanos, sobretudo em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. "Queremos uma mobilidade rodoviária mais limpa e segura. No entanto, não podemos esquecer da mortalidade no trânsito", destacou.
A referência de Rollier é em relação aos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que diariamente 3,5 mil pessoas morrem nas estradas de todo o mundo. "Em um ano, a tragédia no trânsito chega a 1,3 milhão de mortes em função dos acidentes. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais atingidos", destaca. Um estudo feito em 178 países pela OMS apresenta dados preocupantes. Até 2030, o número total de vítimas envolvidas em acidentes rodoviários poderá chegar a 2,4 milhões, fazendo com que os acidentes sejam a quinta causa de mortalidade no mundo.
Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o Challenge Bibendum é realizado em um momento oportuno para o Brasil. Segundo ele, o País deverá enfrentar dois grandes desafios: a realização da Copa do Mundo de 2014 em 12 cidades brasileiras, e as Olímpiadas de 2016 na cidade carioca. "Precisamos estar preparados para resolver problemas de congestionamento e de grande parte da população brasileira que ainda não tem acesso a meio de transporte como metrô e ônibus", salientou.
Em sua 10ª edição, é a primeira vez que o Michelin Challenge Bibendum é realizado na América Latina. Criado pela Michelin em 1998 para comemorar o centenário do Bibendum - o boneco da Michelin, símbolo da marca -, o evento discute questões ligadas ao transporte rodoviário, como o fornecimento de energia, as emissões de gases de efeito estufa, a segurança rodoviária e a poluição urbana.
Segundo o Banco Mundial, o setor de transportes é a principal causa de poluição do ar na América Latina. O Brasil é um dos dez maiores consumidores de energia e, até 2030, deverá dobrar o uso de fontes de energia e emissões de gás de efeito estufa.

Tranporte focado em automóveis tem de ser reavaliado




01/06/2010 às 08:10 - Planeta Sustentável

Quanto custa andar de carro?

São U$142 bilhões em custos de saúde ligados à obesidade e dias de trabalho perdidos por doença. Cerca de U$ 80 bilhões em custos de saúde e mortes prematuras causadas por poluição do ar. Outros U$ 180 bilhões de acidentes de trânsito, envolvendo horas trabalhadas, seguros, dano à propriedade, custos legais, sofrimento e dor.

Estes são alguns dos custos ocultos de uma sociedade centrada no carro, como nos EUA. A Associação Americana de Saúde Pública (APHA) diz em um relatório recente que estes custos foram ignorados por tempo demais por aqueles que decidem políticas de transporte. Os custos geralmente levam em conta apenas construção, desapropriação, receitas (pegágios), operação e manutenção.

Em alguns casos, diz a APHA, é dificil calcular custos de saúde relacionados ao transporte - como saúde mental, stress e coesão social. Mas custos associados com obesidade (em quem não caminha, ou não anda de bicicleta), doenças respiratórias e ferimentos são apoiados por pesquisas e têm de ser levados em conta, diz a entidade, segundo o Grist.

Rodinhas, o mini-autocarro da moda em Loures (Portugal)


6/1/2010 - Menos um carro - Carris (Lisboa)



Chama-se Rodinhas, é um sucesso de bilheteira e tem contribuído para alargar os horizontes dos moradores de Loures, sobretudo os mais idosos e com mobilidade reduzida, que passaram a viajar mais e conhecer outros locais.

Estamos a falar de um dos projectos de mobilidade sustentável promovidos pela Câmara Municipal de Loures, um mini-autocarro que percorre o concelho, cobra bilhetes baratos e vai para onde as pessoas quiserem.

Segundo explica o Diário de Notícias, o projecto Rodinhas começou em 2007, para servir as estações da CP, mas desde então que se tornou num serviço social – e já conta com vários mini-autocarros.

O projecto-piloto começou com uma apoio financeiro da União Europeia e destinava-se a servir as estações ferroviários. O objectivo, segundo explicou ao Diário de Notícias João Pedro Domingues, vice-presidente da Câmara de Loures, era que as pessoas deixassem de levar para ali as suas viaturas – deixando estas, assim, de ficar o dia todo estacionadas nas imediações da estação.

“[Mas o Rodinhas] tornou-se num sucesso tão grande que já não pode voltar atrás nem acabar. É um serviço social, que leva as pessoas aos espaços públicos com bilhetes entre os 35 e os 40 cêntimos”, afirma João Pedro Domingues.

Estes mini-autocarros estão a levar a que cada vez mais pessoas deixem em casa o carro ou troquem os seus passeios perto de casa por uma aventura um pouco mais extensa.

O circuito pioneiro – que incluía a viagem da Portela para Moscavide –  começou com duas carreiras, mas hoje em dia já há três em hora de ponta. “Adaptou-se às necessidades e alargou o percurso”, referiu o autarca de Loures.

Em 2008 foram lançados mais três circuitos, com duas viaturas cada, que servem Sacavém, Camarate, Bobadela e São João da Talha. Hoje, são sobretudo idosos ou pessoas com mobilidade reduzida que andam no Rodinhas.

Um dos exemplos do sucesso do Rodinhas é o abaixo-assinado entregue na Assembleia Municipal de Loures a pedir que os mini-autocarros parem também em Santa Iria da Azóia.

Paralelamente, está também na calha a adopção deste tipo de transporte para o concelho de Odivelas. Nada mau para um projecto-piloto iniciado em 2007.