segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Máfias de táxis loteiam áreas públicas no Rio e em São Paulo

11/10/2010 07h32 - Bom Dia Brasil

Uma reportagem do Fantástico revelou esquemas de corrupção na disputa por pontos de táxi. Quem deveria aplicar a lei se beneficia diretamente. O suborno é às claras e envolve muito dinheiro.
imprimir

Em São Paulo, há 32 mil alvarás para táxi. A prefeitura não libera mais novas licenças. Um mercado negro cresce à margem da lei.

Produtor - O proprietário tem que fazer para mim uma doação?
Homem - Lá ninguém pode falar em dinheiro. Se falar em dinheiro lá, os dois perdem.
Produtor - Não pode falar em dinheiro?
Homem - Lá simplesmente ele está saindo e você está entrando.

“Se o departamento de transporte público de São Paulo constatar que alguma irregularidade dessas, existem as penalidades, que vão de multa até a cassação do alvará ou daquela autorização para conduzir táxi”, informa Eliziário Barbosa, do Departamento de Transportes Públicos – SP.

No Rio de Janeiro, muitas irregularidades. Cooperativas dominam pontos e impedem taxistas de pegar passageiros. É o que acontece no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

“Só carro do aeroporto. Pode passar só do lado de fora”, diz um homem.

No maior shopping da zona sul, o ponto de táxi também foi loteado, apesar de ser uma área pública.

Homem - Aqui é um ponto, está ligado? Estão dois taxistas aqui do ponto. Tu pode até aguardar na frente, quando não tem táxi, eu deixo passar tu.
Produtor - Mas é que eu estou querendo entrar no esquema do ponto.
Homem - Tem uma vaga vendendo, cara. Só sei que a vaga para vender está R$ 15 mil.

A rodoviária do Rio de Janeiro é outro ponto dominado pela máfia dos taxistas. Com um agravante: policiais fariam parte do esquema.

“Aqui é fechado, já tem carro demais aí, e daqui a pouquinho nego vai furar teus pneus. O ponto aqui é da polícia. Se ele vir aqui vai te entupir de multa, só vê as multas chegando em casa. A gente paga e ele ainda multa a gente”, informa um taxista.

Na Avenida Rio Branco, centro financeiro e empresarial da cidade, guardas também se beneficiariam dos pontos clandestinos.

Mulher - Aqui não é bem um ponto, é um negócio ilegal. Não dá multa não porque os guardas já conhecem todos. Meus carros têm um símbolo, uma interrogação. Eu conheço por isso. Quando os guardas vêm, já conhece os carros por causa disso.
Produtor - Todo mundo tem essa interrogação, o guarda já sabe e não multa?
Mulher - Já sabe e não multa.

O esquema da propina se repete no Aeroporto Santos Dumont - principal ponto de chegada para quem faz a Ponte Aérea Rio-São Paulo.

Produtor – Quanto que deixo? O mesmo de ontem?
Guarda - Quanto foi que você deixou?
Produtor – R$ 20. Melhor te entregar no carro?
Guarda – Não. Você deixa na mão e entrega.
Produtor – Já tenho separado. Vou deixar no banquinho.
Guarda – Não
Produtor – Vou amarrar o tênis e colocar aqui. Está garantido. Não vou ter multa?

No fim, o guarda recolhe o dinheiro e esconde dentro da meia. O subsecretário de transportes do Rio de Janeiro disse que é difícil fiscalizar os pontos de táxi.

“Quando a fiscalização está lá, essa privatização não ocorre, basta a fiscalização se ausentar, e volta a ocorrer. Não existe ponto privativo de cooperativa A, B ou C ou qualquer pessoa que se nomeie dono de cooperativa”, justifica o subsecretário de Transportes – RJ, coronel Eduardo Frederico Cabral.

O subsecretário de transportes do Rio de Janeiro disse também que é preciso ter provas que evidenciem um desvio de conduta do guarda municipal que apareceu colocando dinheiro na meia para que haja punição.

Um comentário:

  1. Hoje o Rio de Janeiro esta sendo bombardiado por taxi e empresas que fazem valer o seu espaço ate com ameaçasa.E tambem estamos pássando muita dificuldade com essa ABRATAXI,esse cara e o mesmo do diaria nunca mais,aquele que deu uma de pobre coitado,conseguiu varias autonomias que não poderiam ser vendidas i foram vendidas alugadas ai ele volta e com apoio do Ministerio publico,que imfelizmente não apoia o trabalhadort e sim esse cara que se for ver o passado e mais sujo que pau de galinheiro

    ResponderExcluir