sábado, 18 de setembro de 2010

Moto vence Desafio Intermodal em São Paulo

17/09/2010 - Transporte Idéia

No Desafio Intermodal de São Paulo deste ano, a moto foi a primeira colocada. Um motociclista fez o percurso da Praça General Gentil Falcão, na zona sul, até a prefeitura de São Paulo, no centro, no tempo de 20 minutos e 20 segundos. Em três anos esta foi a primeira vez que a bicicleta não venceu o desafio. Ela ficou na segunda posição, com 20min56s. Entre os 27 participantes, havia gente de patins, skate, monociclo, bicicletas e até um cadeirante.

Promovido pelo Instituto CicloBR, o Desafio Intermodal 2010 de São Paulo começou às 18h15 e testou quanto tempo é gasto para se locomover na cidade de diferentes formas. O evento faz parte das atividades que promovem o Dia Mundial sem Carro, no dia 22 deste mês. Um helicóptero ia participar do desafio, mas acabou não decolando por conta do mau tempo.

O desafio vai analisar, além do tempo gasto para locomoção, o custo que cada meio de transporte gasta para se locomover e a quantidade de gás carbônico emitida. O tempo do deslocamento completo da pessoa foi computado, e não o do meio de locomoção. Também foi levado em consideração o tempo que a pessoa levou até o modal e o tempo que ele levou para estacionar o veículo.

O organizador do evento, André Pasqualini, destacou as outras opções, além do automóvel, para se locomover no meio urbano. “O resultado deixou claro que a bicicleta, patins e até o skate são mais eficientes do que o carro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário