sábado, 8 de agosto de 2015

Projeto de compartilhamento de carros elétricos é pioneiro no Recife

08/08/2015 - Rede Globo

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a frota de veículos que circula pelas ruas do país é 80% de transporte individual e apenas 20% de transporte público. O resultado a gente sabe, né? TTrânsito cada vez pior e ar mais poluído. Para tentar amenizar esses dois componentes, o Expedições Urbanas foi conferir a proposta de mobilidade urbana do Porto Digital, no Recife.

Conhecida como Porto Leve, a iniciativa inclui o aluguel de bicicletas e o compartilhamento de veículos elétricos, que ainda estão em fase de testes. Esses dois meios de transporte, juntos, são alternativas de deslocamento para o morador da grande cidade (veja no vídeo ao lado).

De acordo com o presidente do Porto Digital Francisco Saboya, a questão da mobilidade urbana é central para todas as grandes cidades de qualquer lugar do mundo.

— Uma cidade tem dois grandes problemas: a mobilidade e a questão ambiental, da poluição atmosférica.

Para poder usar o carro elétrico, é preciso liberar o veículo estacionado em uma das três estações de teste através de um aplicativo. Cada carrinho comporta até dois passageiros e pode alcançar mais de 100 quilômetros por hora. São seis horas para carregar a bateria por completo e é possível fazer isso em uma tomada comum. Com a bateria cheia, ele tem autonomia para rodar por 120 quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário