sexta-feira, 24 de julho de 2015

Em dia de protesto, motoristas do Uber trabalham descaracterizados para evitar conflitos com taxistas

Companhia oferece viagens gratuitas no valor de até R$ 50 aos seus usuários nesta sexta-feira

POR DARLAN AZEVEDO

24/07/2015 - O Globo

RIO - Para evitar conflitos com taxistas que promovem uma mega manifestação desde o início da manhã desta sexta-feira no Rio, os motoristas do aplicativo Uber estavam trabalhando descaracterizados. Segundo um dos funcionários da empresa, a orientação era para manter o serviço ativo, apesar dos protestos dos taxistas:

— Nos pediram apenas para não usarmos o uniforme, nem o boné, pois os taxistas estão nos hostilizando. Todos os motoristas estão descaracterizados — contou o motorista, que afirma ainda que a demanda nesta sexta-feira está alta.

Pela manhã, quem tentava pedir um carro do serviço no Centro do Rio encontrava dificuldades. Um dos motivos para a grande procura, além da manifestação dos taxistas, era a promoção que foi anunciada pela empresa, que oferecia corridas gratuitas. O usuário que digitasse o código "RIONAOPARA" ganhava duas viagens de R$ 50 para usar entre 7h e 19h.

De acordo com Fabio Sabba, porta-voz do Uber no Brasil, a empresa também suspendeu nesta sexta-feira o chamado "preço dinâmico" que a empresa institui em ocasiões em que a demanda por seus motoristas é maior que a oferta — nessas situações, o valor das suas corridas sofre um aumento até que a oferta se normalize.

ADVERTISEMENT

Em nota, a Uber afirma que "defende que os usuários têm o direito de escolher o modo que desejam se movimentar pela cidade". A nota acrescenta que no Rio, "que tem uma população que precisa de opções de transporte e que recebe milhares de turistas de todo o mundo anualmente, a inovação é crucial para que a cidade fique cada vez mais conectada, transparente e inteligente". A Uber encerra a nota dizendo que "acredita que é possível trazer uma série de melhorias para a sociedade, gerando novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana".

Um motorista, que preferiu não se identificar, contou que em alguns lugares onde foram registradas confusões os carros não pararam. Além disso, a orientação da empresa era não revidar.

— Certos lugares que estão com confusões a gente não está parando. A orientação é para não revidar. Caso sejam hostilizados, os motoristas devem se reportar aos advogados da empresa — disse.

Ainda de acordo com o motorista, que trabalhou durante 14 anos como condutor de ônibus, a Uber estaria pagado um bônus para quem está trabalhando nesta sexta-feira:

— Estou precisando de dinheiro. Eestou me arriscando para trabalhar hoje só pela necessidade. O dia está muito bom para nosso trabalho. Os descontos de hoje só funcionam para os clientes. Na prática, nós continuamos recebendo o valor da corrida. Além disso, hoje não estamos sendo descontados os 20% que a empresa cobra, como também ganhamos uma bonificação de 30% a mais por cada corrida — afirmou um motorista do Uber, que preferiu não se identificar.


Manifestação de taxistas no Aterro do Flamengo contra o aplicativo Uber - Pablo Jacob / Agência O Globo

Segundo o motorista, a empresa entrou no mercado pela qualidade. Um dos motivos, por exemplo, seria de que taxistas negam corridas curtas, e o aplicativo não permite fazer isso. Além disso, o motorista afirma que a empresa paga todo tipo de reparo nos veículos em caso de batidas ou mesmo ações de vandalismo provocadas por taxistas, subsidiam as multas por eventual fiscalização dos órgãos públicos. Mas o padrão de exigência de alto:

— Se eu perder uma estrela do meu padrão de qualidade (são 5 no máximo), eu preciso dar explicações aos superiores. Se não for muito convincente, volto para o curso de reciclagem — afirma.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/em-dia-de-protesto-motoristas-do-uber-trabalham-descaracterizados-para-evitar-conflitos-com-taxistas-16933138#ixzz3gqM47VHx 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário