sexta-feira, 24 de julho de 2015

Alvo de taxistas, Uber opera em mais de 300 cidades de 58 países

Empresa enfrenta protestos e governos ao redor do mundo, mas em cinco anos já vale US$ 50 bilhões

24/07/2015 - O Globo


Candidatos a motorista no Uber precisam de carro de luxo e carteira profissional - SPENCER PLATT / AFP

RIO — Criado em junho de 2010, em São Francisco, na Califórnia, o Uber se apresenta como uma plataforma tecnológica que une motoristas e passageiros. A empresa é considerada uma das start-ups de maior sucesso no mundo, com valor de mercado aproximado de US$ 50 bilhões. Atualmente, atua em cerca de 300 cidades, de 58 países, incluindo as brasileiras Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. A companhia não divulga muitos números sobre a sua atuação, mas afirma que, em fevereiro, mais de um milhão de viagens foram feitas pelo serviço. O objetivo para este ano é alcançar a marca de um milhão de motoristas cadastrados.

Taxistas fazem manifestação contra o aplicativo Uber em vários pontos do Rio

Mas o sucesso não veio sem polêmicas. Alvo da ira de taxistas em várias cidades do mundo, o aplicativo já foi banido de algumas praças. O caso mais recente aconteceu na França. Após protestos no fim do mês passado, o governo de Paris baniu o serviço UberPop, oferecido com carros mais populares e preços menores, que compete diretamente com o táxi. Em São Paulo, a câmara municipal aprovou em junho, em primeira votação, a proibição do aplicativo.

A categoria acusa os motoristas que fazem uso do Uber de concorrência desleal. Por não ser regulamentado, eles usam carros particulares comuns para fazer o transporte de passageiros, o que é vetado pela legislação do país. Por sua vez, o Uber argumenta que a plataforma apenas une motoristas profissionais aos usuários.

— O candidato a trabalhar com a plataforma precisa de autorização para exercer atividade profissional, com carteira de motorista específica — explicou Fabio Sabba, porta-voz do Uber no Brasil, em entrevista recente ao GLOBO. — Ele precisa ter um carro sedan de luxo, novo, com seguro para o passageiro e o motorista. Também checamos os antecedentes criminais.

ADVERTISEMENT

O funcionamento do serviço é simples. Após ser aprovado, o motorista recebe autorização para instalar um aplicativo em seu smartphone. Os passageiros usam outro programa, disponível nas lojas on-line dos sistemas Android, iOS e Windows. Para pedir uma viagem, é preciso preencher cadastro, com informações pessoais e de pagamento, e clicar em apenas um botão na tela. Tanto o motorista como o passageiro são avaliados após a prestação do serviço, o que cria um ranking de qualidade.

O preço das corridas é ligeiramente mais alto que o cobrado pelo taxímetro, e o Uber fica com uma comissão. O percentual descontado varia de acordo com a cidade, tipicamente entre 20% e 25%, com redução dependendo do número de viagens.

A estreia no Brasil aconteceu durante a Copa do Mundo de 2010, primeiro no Rio e depois em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, mas o serviço só começou a se popularizar no ano passado. Desde então, taxistas começaram a realizar protestos, como o desta sexta-feira no Rio.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/alvo-de-taxistas-uber-opera-em-mais-de-300-cidades-de-58-paises-16933843#ixzz3gqKlUgNN 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário