sábado, 7 de julho de 2012

Famosos contam como é viver em SP sem carro

05/07/2012 - R7

Livro Como Viver em São Paulo Sem Carros será lançado nesta quinta-feira (5)
 
Livro que mostra como andar em SP sem usar carro é lançado nesta quinta-feira (5)
 
Doze personagens, entre eles famosos, revelam suas façanhas de como é possível se virar a pé ou de bicicleta na maior cidade do Brasil. No livro Como Viver em São Paulo Sem Carro, que será lançado nesta sexta-feira (5) na capital paulista, eles apontam trajetos inusitados com boas dicas de lazer, cultura e gastronomia para quem quer usufruir o melhor de São Paulo sem se estressar com o trânsito caótico da cidade. 

Pedestre “convicta há anos”, a autora de novelas Maria Adelaide Amaral é uma das personagens que ilustram o livro. Em seu depoimento, ela conta que gosta de criar circuitos variados, para evitar a monotonia. Já a apresentadora de televisão Rita Lobo afirma ter procurado “conciliar trabalho, casa, escola dos filhos, tudo no mesmo bairro”. 

O ex-jogador e ídolo do São Paulo Raí conta que, para evitar o trânsito caótico de São Paulo, passou a apostar na bicicleta como meio de transporte alternativo.

Leia mais notícias de São Paulo

— O que fazemos quando o trânsito está parado? Espera tudo parar para parar [de usar carro] também? Eu decidi pedalar. 

O livro foi idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel, de 34 anos, que há anos trabalha com o conceito de mobilidade urbana sustentável. Os textos são do jornalista Leão Serva e as fotos do fotógrafo Claudio Edinger. 

O livro tem 81 páginas e pode ser comprado nas principais livrarias da cidade. 

Confira também
Professor troca carro por bicicleta

Cresce número dos que usam bike
Pesquisa 
A publicação traz ainda dados de uma pesquisa de opinião pública inédita, realizada pelo instituto Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), sobre mobilidade urbana. No estudo, 65% dos paulistanos dizem estar propensos a mudar suas residências para locais perto do trabalho, desde que mantido o mesmo padrão de vida. O estudo também mostra que para a mesma porcentagem da população, 65%, o trânsito é considerado o pior problema da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário