sábado, 21 de julho de 2012

Brasil lança superesportivo a etanol

18/07/2012 - Webtranspo

Protótipo Amoritz GT DoniRosset tem motor Dodge V10

O Brasil desenvolveu um novo carro de alto desempenho, o Amoritz GT DoniRosset. Da categoria dos chamados superesportivos, o modelo reforça uma tendência mundial que vem sendo observada neste segmento nos últimos anos: a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs) sem perda de desempenho.

O protótipo vem equipado com o mesmo motor Dodge V10, de 8,2 litros e 1.007 cavalos de potência, que equipa outro supercarro famoso, o Dodge Viper. Apresentado em maio deste ano pela empresa de design automotivo Amoritz GT, o projeto brasileiro soma-se a experiências de sucesso realizadas em países da Europa e nos Estados Unidos, onde o combustível renovável substitui total ou parcialmente a gasolina em modelos de montadoras como Nissan, Ferrari e Ford.

“Para os proprietários de veículos de alto padrão, como é o caso do Amoritz GT DoniRosset, o conceito de sofisticação incorpora a sustentabilidade e o etanol é o biocombustível que mais traduz essa ideia, já que além de ter alta octanagem, é capaz de emitir até 90% menos dióxido de carbono (C02) em relação à gasolina”, afirma Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). Para ele, adaptações desse tipo serão cada vez mais exploradas por empresas de customização automotiva, por conta da crescente conscientização ambiental entre os consumidores.

De acordo com o empresário Fernando Morita, proprietário da Amoritz GT, o veículo começou a ser desenvolvido no início de 2008 e agora depende do interesse de investidores. A expectativa é fabricar até 50 unidades sob encomenda em 2012, que serão comercializados por aproximadamente R$ 2 milhões por veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário