terça-feira, 27 de julho de 2010

Reciclagem de veículos mobiliza profissionais e instituições no país


26/7/2010 - CNT



Foto: Divulgação

Entre especialistas em meio ambiente e em segurança de trânsito, há consenso sobre o papel da reciclagem de veículos na redução da poluição e dos acidentes e na melhoria da mobilidade urbana. No Brasil, embora não haja uma política oficial para a renovação e o processamento de resíduos gerados pelo sucateamento da frota, já existe mobilização de órgãos e instituições pela regulamentação do tema.

Profissionais como o diretor executivo de Operações do Cesvi Brasil (Centro de Estudos Automotivos), José Aurélio Ramalho, acreditam que a aprovação de legislação específica sobre o assunto é uma questão de tempo. Especialista em segurança viária, Ramalho afirma que o tratamento adequado de resíduos no Brasil demanda regulamentação, criação de centros de reciclagem, concessão de incentivos fiscais para as empresas e adoção de mecanismos de estímulo paralelos.

O diretor do Cesvi será um dos palestrantes do Seminário Internacional sobre Reciclagem e Renovação de Frota, marcado para o próximo dia 12 de agosto, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília (DF).
 
Veja abaixo a integra de entrevista concedida pelo especialista.
 
Por que o Brasil está tão atrasado na questão da reciclagem em relação a países latino- americanos, aos europeus e aos japoneses? Falta uma política pública direcionada a isso?
O Brasil ainda não tem uma cultura de reciclagem de veículos. Apesar de termos tecnologia compatível com países de primeiro mundo, ainda nos falta criar uma cultura que nos leve a pensar de forma mais sistêmica no que denominamos de “engenharia reversa”. Pensar em uma forma de como, ao invés de projetarmos e/ou criarmos veículos, reaproveitá-los da melhor maneira possível quando chegar o seu fim de uso.


O que deve mudar na legislação brasileira para que a reciclagem de veículos de fato aconteça? Uma política de incentivos seria a solução?
Já existem órgãos e associações se unindo em prol da criação de uma lei que regulamente o tratamento de veículos fora de uso no Brasil (reciclagem). Mais do que nunca, é uma questão de tempo para que tenhamos esta lei em vigor. A questão ambiental é um fator singular, no que diz respeito às prioridades dos mercados mundiais.

O Cesvi Brasil acredita que para a questão do tratamento de veículos se fazer presente em nosso país, os seguintes pilares devem ser erguidos:

- Desenvolvimento de legislação específica;
- Criação de postos de recolhimento e tratamento de veículos (Centros de Reciclagem);
- Incentivo fiscal (para empresas que exerçam este tipo de atividade);
- Certificado de destruição;
- Projetos paralelos (seguro popular/apólice verde);
 
Qual é a situação da frota de veículos hoje no Brasil e qual seria a idade ideal?
Hoje, no Brasil, temos uma frota de veículos envelhecida que está circulando sem manutenção adequada, com maior tendência a provocar acidentes de trânsito e engarrafamentos. E quando esses veículos são descartados de forma inadequada afetam ainda mais a poluição ambiental.
 
O que deve ser feito com veículos antigos reprovados na inspeção veicular?
A atividade de reciclagem poderá ser uma alternativa para a resolução do problema em relação ao destino dos veículos reprovados na inspeção veicular, além de trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos. 

Apenas a inspeção veicular ambiental já é suficiente para alavancar a reciclagem de veículos ou dependemos necessariamente da inspeção técnica de segurança veicular?
Não é suficiente. A inspeção técnica de segurança veicular já existe em outros países e é um dever e um direito da sociedade. Num país com uma realidade de trânsito tão complicada como a do Brasil, a inspeção é uma necessidade de caráter urgente. Com a inspeção de segurança é possível estimular a manutenção preventiva dos veículos, o que teria conseqüências diretas na redução da tragédia dos acidentes de trânsito, na diminuição da poluição das grandes cidades e nos engarrafamentos causados por carros enguiçados na via pública.
 
Quanto tempo seria necessário para a implantação de uma indústria da reciclagem no Brasil? Qual é o papel de montadoras, siderúrgicas, ferros-velhos e seguradoras?
Caso uma legislação seja criada, algumas empresas podem facilmente se preparar para tal ação, assim como novas empresas serão criadas para tal finalidade. O setor automobilístico pode contribuir para o processo de reciclagem adotando em seus processos práticas ambientalmente sustentáveis, como o descarte correto de veículos fora de uso para centros de reciclagem de veículos.
 
Como um centro de reciclagem pode se tornar um negócio lucrativo?
Comercializando as peças dos veículos que podem ser reutilizadas. Ou seja, não se tratando de peças de segurança, a vantagem de se utilizar uma peça de um centro de reciclagem é que ela é avaliada e apresenta certificado de procedência.
 
A proposta da CNT para a adoção de políticas públicas que permitam a retirada de circulação e a reciclagem de caminhões antigos pode contribuir para aliviar essa demanda?
Sim, pois uma vez que os veículos pesados não tenham mais condições de rodar com segurança nas estradas e vias do país, tornam-se um perigo. Pelo porte dos veículos e as cargas que transportam, qualquer acidente pode ser fatal, colocando vidas em risco. Sem falar dos transtornos e dificuldades que um acidente proporciona.
 
Que benefícios a reciclagem pode trazer para o meio ambiente e a saúde da população?
- ambiental: reduzir a poluição ambiental por meio da remoção e destinação dos componentes considerados perigosos, como baterias e fluidos, bem como na neutralização dos componentes pirotécnicos (“air bags” e pré-tensores dos cintos de segurança);

- econômico: movimentação do mercado de consumo formal, por meio da venda de peças reutilizáveis;

- social: aumento de empregos na cadeia de reciclagem, já que a tendência é que novas empresas de reciclagem se estabeleçam para atender a demanda gerada. Combate à proliferação do mosquito da dengue, uma vez que os carros abandonados a céu aberto contribuem para o armazenamento da água proveniente de chuvas.
 
Quais são os problemas que uma frota sucateada pode trazer para as cidades? Ela afeta a mobilidade?
Problemas já descritos nas questões anteriores, como acidentes de trânsito, engarrafamentos e poluição do meio ambiente.
 

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