sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil

04/01/2023 - Petro Solgas

Por Marcelo Santos

Assim como o bilionário norte-americano, Flávio Figueiredo Assis vendeu uma empresa do setor financeiro para investir em sua própria montadora, a Lecar.




Quem acompanhou a trajetória do garoto humilde, que estudou em escola pública e nasceu na pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, nunca teve dúvidas de que, apesar das dificuldades, seu futuro seria promissor. Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Mais do que contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, sua missão é mudar a imagem do Brasil para o mundo. Sua inspiração é o bilionário norte-americano Elon Musk, que tem uma história semelhante à do empresário.

Quem é o capixaba que criou o primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil?

Formado em Direito e Contabilidade, Assis se mudou para a capital em busca de uma vida melhor. Iniciou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade que, sob gestão do primeiro funcionário e agora sócio, Iledson Luiz Fracalossi, se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes.

Logo depois, fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos e mais de 3 mil empresas privadas.

Em 2022, vendeu Lecard com o intuito de acelerar um sonho ainda mais potente: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A ideia surgiu quando o advogado se deparou com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO₂ de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.

O nascimento da Lecar

De olho nessa oportunidade, em 02/02/2022, o empresário deu início à Lecar, com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A primeira iniciativa foi formar um time de engenharia automobilística altamente qualificado e experiente. Hoje, a equipe conta com 30 profissionais, muitos deles com passagens importantes por empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, pontua.

Ao iniciar o projeto de design do carro elétrico, Assis logo identificou a cidade de Caxias do Sul como o melhor local para montar sua fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região. Lá, a equipe desmontou um Tesla a fim entender a engenharia do concorrente à fundo.

Lecar Model 459: O carro elétrico brasileiro

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro carro elétrico da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para outras duas gigantes do setor: Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece.

Sempre atento a oportunidades, os contratos fechados com vários fornecedores preveem a transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, o que viabiliza uma fábrica de células de bateria e motores elétricos no Brasil, permitindo a autossuficiência na produção de carros elétricos.

“Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõe as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário.

Em fevereiro, o carro elétrico, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

Fabricação do carro elétrico brasileiro deve gerar 600 empregos diretos no primeiro ano

O carro elétrico brasileiro terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga. A carga tributária é de 43%. “Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis.

A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria.

Também está previsto, já para 2025, a criação de uma rede de carregamento próprio ao longo de toda BR 101, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150 km da rodovia. Até 2030, a empresa espera oferecer cobertura total nas principais rodovias do país.

Um carro elétrico totalmente pensado para o Brasil

Em um segundo momento, além da expansão para todo o território nacional, o visionário planeja a internacionalização de sua montadora, especialmente para EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

Em cinco anos, a Lecar pretende produzir 50 mil carros por ano, com geração de 6 mil empregos diretos e R$ 13 bilhões de faturamento anual. A empresa pretende, ainda, criar um plano de assinaturas, mudando a cultura da posse para a de acesso. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta. A assinatura base para o plano de locação de 36 meses será oferecida por aproximadamente 3% do valor de venda para uma quilometragem mensal de 1 mil km.

O grande diferencial da Lecar é o de não apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO₂, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza.

Conheça a Lecar

Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024.


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Internacional

Histórico

Los Angeles em 1948

Columbus, Ohio, 1966

Alfa Romeo
Amplia

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Táxi

Histórico

Em 1830, foi regulamentado o serviço de tilburis no Rio de Janeiro. Um carro de duas rodas e dois assentos, sem boleia, com capota, e tirado por um só animal. Foi inventado por Gregor Tilbury, na Inglaterra, em 1818.


Primeiro carro que circulou em São Paulo em 1893
de propriedade de Humberto Santos Dumont


Faábrica da Ford na rua Sólon, Bom Retiro, São Paulo em 1919

Viaduto do Chá em 1920

Praça da Sé, São Paulo, na década de 1920

Ponto de táxi da Rodoviária de São Paulo por volta de 1980
Foto Mildred Waczerman / Coleção Laís Waczerman

99 amplia frota de carros elétricos para viagens por aplicativo em São Paulo. Estadão. 05/07/2023. Foto Divulgação.

sábado, 15 de abril de 2023

Automóveis

Os Grilos chegam a São Paulo: triciclos elétricos para trajetos curtos começam a operar na cidade

14/04/2023 - Mobilidade Estado

O veículo de cabine fechada, com capacidade para um condutor e até dois ocupantes, inicia sua atuação rodando no entorno da Av. Paulista 
 
Triciclos elétricos para trajetos curtos começam a operar na cidade de SP


O modal vai rodar no entorno da Av. Paulista
Foto Divulgação


Os triciclos elétricos da startup Grilo Mobilidade iniciaram suas operações na cidade de São Paulo nesta quinta-feira. O objetivo é atingir o público que precisa realizar deslocamentos de curta distância, até 6 km. O modal vai rodar no entorno da Av. Paulista, entre as ruas Consolação, 23 de Maio e Estados Unidos, no horário das 8h às 20h, de segunda a sábado. 

Os triciclos elétricos possuem cabine fechada e capacidade para levar até dois passageiros, além do condutor. Desenvolvidos pela própria Grilo, os veículos são importados e possuem autonomia de 80 km com uma carga completa, que pode ser feita em 8 horas. Possuem transmissão, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12.

Para utilizar o serviço, o usuário deve baixar o aplicativo, disponível para IOS ou Android, e solicitar um deslocamento de pessoa ou mercadoria. O pagamento pode ser feito no próprio aplicativo. A tarifa é dinâmica, com um valor mínimo de R$ 4,89. Ao solicitar o serviço, um condutor credenciado chega para realizar o deslocamento, conhecido como “pulo”.

Atualmente, o serviço já funciona na cidade de Porto Alegre, onde está sediada a empresa. O modelo foi idealizado com cabine fechada para ser um transporte mais confortável e seguro. 

Para aqueles que desejam ser condutores dos triciclos, a contratação de pessoas que são MEI (microeemprendedor individual) é feita após cadastro no site e requer carteira de habilitação A ou AB, além de passar por um processo de capacitação. Isso dá direito a um veículo elétrico com manutenção preventiva e corretiva, recarga diária, seguro contra terceiros, entre outros serviços. Segundo a empresa, os condutores recebem, em média, 60% do valor das corridas. 


Os veículos são importados e possuem autonomia de 80 km com uma carga completa
Foto Divulgação



quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Eletromobilidade

BYD deve ser 3ª chinesa a fabricar carros elétricos no País

02/11/2022 - Cruzeiro do Sul

Mais uma montadora chinesa deve produzir automóveis elétricos e híbridos no Brasil, provavelmente nas instalações que eram da Ford, em Camaçari (BA) -- desativada em 2021. A BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia para fabricar carros, caminhões e ônibus eletrificados.

O protocolo de intenções foi assinado na quinta-feira e prevê investimentos de R$ 3 bilhões, geração de 1,2 mil empregos e três unidades fabris. O local não foi citado, mas o grupo mantém conversas com a Ford, que não comentou.

Além da BYD, o grupo Caoa Chery já produz modelos híbridos em Anápolis (GO) e prepara sua fábrica em Jacareí para produtos elétricos. O mesmo ocorre com a Great Wall Motors (GWM), que adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e deve iniciar a produção em 2023.

A BYD já tem uma fábrica em Campinas (SP), onde produz ônibus elétricos e importa automóveis com esse tipo de tecnologia, como o D1, voltado principalmente para motoristas de aplicativo e furgões. Nos últimos meses, a montadora vem ampliando sua rede de revendas. (Estadão Conteúdo e Redação)


domingo, 12 de dezembro de 2021

Eletromobilidade

Carros elétricos no Brasil, uma história mais que centenária

11/12/2021 - Motor 1

Muitos antes de a Gurgel lançar o Itaipu, automóveis, caminhões e ônibus "a bateria" já rodavam por aqui

Por Jason Vogel

Vamos lá, sabichões: qual foi o primeiro carro elétrico no Brasil? Os pequeninos protótipos Gurgel Itaipu E-150, de 1974? Ou seriam os veículos comerciais Gurgel Itaipu E-400 e E-500, produzidos em pequena série (87 unidades) entre 1981 e 1983? Que nada... A história dos automóveis elétricos no Brasil começa muitas décadas antes disso.

As primeiras chispas

Os primeiros carros elétricos apareceram por aqui no comecinho do século XX. Sempre foram minoria: em 1912 havia apenas 11 automóveis elétricos em uso no Rio de Janeiro, quando a frota total da cidade (então capital federal) já era de 2.412 veículos.

Os caminhões de serviço da Light, por exemplo, vinham da fábrica norte-americana Commercial Truck Company e tinham um motor elétrico por roda - arranjo bem moderno para a época. Até hoje, um desses caminhões está preservado na sede da empresa, no centro do Rio.

Entre julho de 1918 e dezembro de 1927, circularam pela Avenida Rio Branco, a principal artéria do Rio, sete ônibus elétricos tocados unicamente pela eletricidade acumulada em baterias - sem "chifres", nem rede aérea de energia.

Com chassi e trem de força fabricados pela J. G. Brill Company (mesma empresa que fornecia os bondes para a cidade), esses veículos tinham construção toda em metal e eram operados pela Light. Levavam até 30 passageiros pelos dois quilômetros entre a Praça Mauá ao Passeio Público - um itinerário onde não havia trilhos de bondes. Silenciosos, sem cheiros ou fumaça, os novos ônibus causaram ótima impressão, sendo descritos nos jornais da época como "amplos, elegantes, confortáveis e bem iluminados".

Qualquer criança consegue guiá-lo !

Havia por aqui até revendas especializadas em automóveis elétricos, como a Ita Garage, no bairro do Flamengo. A casa era representante da Detroit Electric (a mais famosa marca desse tipo de carro), e também da Milburn, uma empresa surgida no tempo das carruagens, que se converteu à produção de carros elétricos nos anos 1910 e foi extinta ao ser comprada pela General Motors, em 1923.

Numa estatística de automóveis emplacados no Rio em 1921, estão listadas nada menos do que seis marcas de carros e caminhões elétricos: Commercial Truck, Walker, Milburn, Atlantic, Detroit e Rolland.

"O automóvel elétrico é exclusivamente um carro para a cidade (...). O fator economia é considerável, porque quando o carro para, a energia também suspende automaticamente. Somente três movimentos são necessários para que o carro saia da imobilidade e alcance grande velocidade, enquanto um automóvel a gasolina exige 15 movimentos diferentes. Portanto, este carro pode ser guiado com mais facilidade e segurança por uma senhora ou uma criança", relatou a revista Careta, numa reportagem sobre os automóveis Milburn, em 21 de fevereiro de 1920.

A Ita Garage oferecia até o serviço de buscar o carro elétrico à noite, recarregar suas baterias durante a madrugada e devolvê-lo na casa do cliente pela manhã. As baterias tinham quatro anos de garantia. Segundo os anúncios, os Milburn da época tinham 120 km de autonomia, rodando à média de 40 km/h. Mas, apesar de silenciosos, simples de manter e fáceis de operar, os elétricos nunca conseguiram fazer frente aos modelos a gasolina - especialmente depois da popularização do motor de arranque.

Daí que os elétricos sumiram de cena no decorrer da década de 20 e só foram lembrados, brevemente, nos anos da Segunda Guerra Mundial, por causa do racionamento de combustível. Conta-se que, em Petrópolis, um Packard foi convertido em automóvel elétrico - mas não conseguimos maiores detalhes. Certamente seu criador não gostava do gasogênio.

Made in Jundiaí

Um salto no tempo e chegamos a 1965. Ninguém falava em emissões de carbono ou efeito estufa. A gasolina era vendida a troco de bala e não se imaginava que viriam duas crises do petróleo na década seguinte. Mesmo assim, um inventor resolveu fazer, numa oficina de Jundiaí, a 65 km da capital paulista, o primeiro carro elétrico brasileiro que temos notícia.

Mauricio Lorencini era um mecânico autodidata. Nasceu em 1924 e, durante a Segunda Guerra, criou um motor movido a água e a ar-comprimido (prontamente adaptado em um caminhão). Também projetou baterias à prova de descarga inesperada: eram divididas em três ou mais elementos, montados em caixas separadas e que podiam ser substituídos, de forma independente, em caso de avaria. Produzida em série nos anos 50, a invenção tinha um slogan ótimo —“Livre-se do mau elemento” — mas não chegou a revolucionar a indústria de acumuladores. Em 1960, Lorencini já havia patenteado 78 projetos.

Daí que, o inventor resolveu montar “o carro do futuro”, movido a eletricidade. Elaborou o projeto e, para transformá-lo em realidade, contou com o talento do mecânico Tertuliano Padovani. O automóvel tinha chassi e rodas de Ford Modelo A 1929, mas com um motor elétrico ligado ao câmbio (Lorencini falava que, no futuro, dispensaria a transmissão convencional instalando um motor elétrico em cada roda traseira). Para reduzir o peso, o protótipo não trazia qualquer tipo de carroceria.

Equipado com baterias convencionais, de chumbo-ácido, o carro podia alcançar os 70km/h, subir ladeiras de 45° e tinha até um motorzinho estacionário a gasolina para recargas de emergência (e você achando que isso é novidade do BMW i3...). Para ser leve, dispensava carroceria.

"O carro elétrico será fabricado em série e seu aperfeiçoamento atingirá tal perfeição que serão desnecessários a embreagem, caixa de mudanças e diferencial", prometeu o inventor ao jornal carioca Diário de Notícias.

O protótipo foi levado de Jundiaí ao Rio para participar da “Corrida de Calhambeques” promovida pelo Automóvel Club do Brasil. Era um passeio de carros antigos, da Cinelândia à Tijuca, festejando o término da construção do Viaduto dos Marinheiros. O então governador Carlos Lacerda, aliás, inaugurou a obra a bordo do automóvel elétrico dirigido por Lorencini.

O criador desejava produzir o veículo em série e afirmava ter recusado a oferta de Cr$ 20 milhões pela patente. Mas o fim da história foi triste: Lorencini nunca conseguiu ganhar dinheiro com suas invenções e o carro do futuro terminou seus dias desmontado e enferrujado em Jundiaí.









sábado, 27 de novembro de 2021

Eletromobilidade

Primeiro carro elétrico 100% brasileiro chega ao mercado em janeiro por R$ 95 mil

26/11/2021 - Automóvel Business

O modelo exclusivamente urbano criado pela Kers, empresa de engenharia do Paraná, terá três rodas e capacidade para dois passageiros.

             
A Kers, microempresa de serviços de engenharia do Paraná, lançará em janeiro de 2022 o seu primeiro carro elétrico: o Wee. O modelo com design compacto promete ser o mais barato do mercado, com preço em torno de R$ 95 mil. A fabricante apresentou o modelo nesta sexta-feira (26/11), durante evento em Maringá.

Com três rodas e apenas dois lugares, o veículo é pensado para uso exclusivamente urbano e não tem intenção de competir com modelos de grandes montadoras.

Segundo a Kers, o carro será produzido em aço estampado, contará com sistema de direção semiautônoma e bateria com autonomia de até 200 km, com uma carga de 8 horas. O veículo pode atingir até 100 km/h e com redução de até 80% com os gastos de abastecimento e manutenção, segundo o fabricante.

O Wee promete ser o elétrico mais barato do Brasil, com valor em torno de R$ 95 mil. Atualmente, o EV mais em conta do país é o da JAC Motors, o E-JS1, que custa quase R$ 160 mil, com autonomia de 300 km.

A empresa, que nasceu como um Centro de Tecnologia Automotiva, com apoio da Unioeste, tem planos para instalar a sua fábrica no parque industrial de Maringá no ano que vem para produzir o Wee.  A marca aposta também no conceito de energia circular, com modelo de negócios que prevê remanufatura e reciclagem do veículo e seus componentes.

As vendas do veículo serão feitas pela internet, mas a marca afirma que os clientes contarão com suporte de assistência autorizada em todo o país.