sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Brasil sobe para a 4ª posição no ranking mundial de vendas de veículos


30/9/2010
Folha.com


O Brasil voltou a ocupar a quarta posição na venda mundial de veículos, ultrapassando a Alemanda no acumulado de janeiro a agosto, segundo levantamento da Jato Dynamics do Brasil, empresa especializada em informações do mercado automotivo, divulgado nesta quinta-feira.

A China continua na liderança das vendas globais, com crescimento de 42,1% na comparação com o mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 8,4 milhões de automóveis. Em seguida aparecem os EUA, com expansão de 8,5%, e o Japão, com alta de 7,4%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto, nos demais países, os números englobam automóveis e comerciais leves.

O mercado nacional registrou alta de 8,5% no período, atingindo 2,077 milhões de licenciamentos. Já a Alemanha, que fechou 2009 em quarto lugar e neste ano vem alternando a posição com o Brasil, apresentou queda de 27,3%, o que a levou para a quinta posição no acumulado dos oito primeiros meses de 2010.

"A China continua com um crescimento surpreendente e se distancia cada vez mais dos Estados Unidos. Conforme previsto, o Brasil ultrapassou a Alemanha e agora começa sua consolidação no quarto lugar", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics.

Na análise por montadora, a Toyota manteve a primeira colocação no ranking em vendas, seguida pela Volkswagen, que ultrapassou a Ford. A GM/Chevrolet permaneceu na quarta colocação.

RANKING MUNDIAL NO ACUMULADO DE JANEIRO A AGOSTO 
China - 8,414 milhões
EUA - 7,662 milhões
Japão - 3,543 milhões
Brasil - 2,077 milhões
Alemanha - 2,027 milhões

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pagamento inteligente chega aos postos

30/09/2010 -  WEBTRANSPO: ELIZABETE VASCONCELOS

Chip promete melhorar gerenciamento de frota



Serviço já está disponível em Campinas e região

Imagine um sistema de pagamento de combustível totalmente eletrônico, seguro e ágil. Difícil? Essa é a proposta do PitStop, uma ferramenta de abastecimento da CTF Technologies em que cada veículo recebe um adesivo com um chip para contabilizar o débito.

Com a solução, quando o motorista chega ao posto, o frentista faz a leitura do sistema com um aparelho portátil, solicita a digitação de uma senha ao condutor e em apenas dez segundos, o sistema envia os dados.

Neste momento, o chip e a bomba de combustível “se conectam”. Ariê Halpern, presidente da companhia, explica que “todas as informações para pagamento (como quantidade e valor) são extraídas diretamente do equipamento, o frentista não digita nenhuma informação, por isso, é impossível fraudar”.

Além disso, segundo o executivo, para os frotistas, a solução auxilia no gerenciamento dos custos. “A empresa pode definir uma cota para cada veículo, podendo ser diária, semanal ou mensal”, afirma. E garante: “se for um valor diário de R$ 30, por exemplo, mesmo que o funcionário peça para encher o tanque do veículo a bomba será desligada quando atingir o valor estabelecido pela empresa”.

Outra vantagem, de acordo com Halpern, é que este controle pode ser feito imediatamente pois a CTF oferece a opção de enviar uma mensagem para o celular do cliente com todas as informações do abastecimento.

Quanto à segurança do sistema, o presidente da empresa, garante que é total. “O chip não pode ser clonado pois, para isso, ele teria que ser inserido em uma máquina leitora. Além disso, o equipamento é colado no parabrisa do veículo e ao tentar ser retirado, o chip é quebrado”, destaca.

Pagamento

Segundo a empresa, o consumidor pode realizar o pagamento do abastecimento de duas formas: adquirindo créditos para o abastecimento diretamente na CTF ou por meio de cartão de crédito, débito e boleto bancário. O projeto conta, atualmente, com a parceria dos bancos Bradesco e Itaú/Unibanco.

“O frotista não tem custo nenhum ao aderir esta ferramenta”, afirma o executivo. Já pessoas físicas precisam abastecer o valor de R$ 100 no ato da aquisição do equipamento para conseguir a gratuidade ou então pagar uma taxa de R$ 10.

Atualmente, a solução está em funcionamento em 74 postos da BR Distribuidora em Campinas e região (Indaiatuba, Jundiaí, Hortolândia, Paulínia, Valinhos, Vinhedo, Caieiras, Americana e Cajamar). Nestas localidades, o projeto demandou investimentos de R$ 5 milhões.

Segundo projeções da CTF, ainda neste ano – até dezembro – a ferramenta estará disponível para todo o Estado de São Paulo. No ano que vem, deve ser estendida para todo o território nacional.

“Nossa meta é que em três anos, mais de um milhão de pessoas utilizem nosso sistema de pagamento. No mesmo intervalo de tempo, também queremos prestar o serviço para dez mil empresas”, finaliza o executivo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SP prorroga autorização para táxis nos corredores de ônibus



Quarta, 29 de setembro de 2010, 18h06 Atualizada às 18h13 - Terra

A Secretaria Municipal de Trânsito de São Paulo renova nesta quinta-feira a autorização para a circulação de táxis nos corredores de ônibus da Capital. O objetivo é reduzir os congestionamentos nas principais vias da cidade. A norma vale até 31 de março de 2011.

» Siga o Terra no Twitter

A secretaria informou que apenas táxis que estejam transportando passageiros podem se valer da norma. Os veículos não devem usar película de escurecimento dos vidros, que dificulta a visualização do interior do carro pela fiscalização.

Também será renovada a autorização para que veículos de passeio circulem nos corredores de ônibus nos finais de semana ( das 15h do sábado às 4h da segunda-feira), feriados (da meia noite às 4h do dia seguinte) e madrugadas (das 23 às 4h).

A autorização para o uso de corredores em períodos ociosos foi determinada pela primeira vez em 2005 e, desde então, sua renovação tem sido feita sistematicamente. Quem utilizar a faixa exclusiva de ônibus em período não permitido deve responder por infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

Os corredores de ônibus liberados para o tráfego são: Pirituba/Lapa/Centro, Inajar/Rio Branco/Centro, Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro, Capelinha/Ibirapuera/Centro, Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Itapecerica/João Dias/Centro e Paes de Barros.

http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI4707999-EI11777,00.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Parar carro em trechos das ruas Buenos Aires e da Alfândega será proibido a partir desta quinta-feira



Publicada em 22/09/2010 às 23h44m
Rafael D'Ângelo, Taís Mendes e Isabel de Araújo - O Globo

RIO - O estacionamento nas ruas Buenos Aires e Alfândega, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março, será proibido a partir desta quinta-feira. A medida foi anunciada na noite desta quarta-feira pela presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, durante divulgação do balanço do Dia Mundial Sem Carro. De acordo com ela, o estacionamento atrapalha a circulação de pessoas. 

As vias integraram o polígono de proibição de estacionamento no Centro, que interditou 2.100 vagas. A medida passa a valer hoje. 

- Serão cortadas 46 vagas. É mais uma medida para estimular o uso racional do automóvel - disse Secin. 

No Centro, nesta quarta-feira, 78 veículos foram rebocados e 330, multados por estacionar na área proibida. Nas Zonas Sul, Norte e Oeste, 367 veículos foram multados por estacionamento irregular nas áreas com limite de velocidade de 30km/h, implantadas ontem. 

Adesão abaixo da esperada
O pedido para o carioca deixar o automóvel em casa não surtiu o efeito esperado. De acordo com dados da Secretaria municipal de Transportes, 105 mil viagens em carros particulares deixaram de ser realizadas, o que representa 3,5% do total. A expectativa do subsecretário municipal de Transportes, Romulo Orrico, era de que a adesão chegasse a 5% (150 mil viagens). Mesmo assim, ele fez um balanço positivo: 

- O resultado foi satisfatório. No Centro, com a proibição do estacionamento, o tráfego ficou mais civilizado, parecia Manhattan. Na Avenida Rio Branco, um terço do tráfego é de carros particulares, e, ontem de manhã, o trânsito estava tranquilo. Essa é uma iniciativa que tem como objetivo estimular o uso racional do automóvel. 

Emissão de monóxido de carbono cai no Centro 

Na Zona Sul, o trânsito nas principais vias foi marcado pela lentidão. Os motoristas e usuários dos ônibus que seguiram pelas avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Princesa Isabel, ambas em Copacabana, tiveram o silêncio de suas viagens interrompido pelo som das buzinas dos condutores mais apressados.
- Levei mais de duas horas para ir de Copacabana ao Galeão e retornar ao ponto, em Copacabana. Nunca levei tanto tempo - reclamou o taxista Ramon Barbosa. 

No Centro, porém, o impacto foi sentido principalmente no polígono entre as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e Presidente Antônio Carlos e das ruas Santa Luzia e Primeiro de Março, onde 2.100 vagas de estacionamento foram interditadas. Na região, segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, a emissão de monóxido de carbono aumentou 76%, um terço do aumento habitual. Em Copacabana, a emissão do gás cresceu 96%, também abaixo da média. 

- Decidimos medir o monóxido de carbono porque é um gás proveniente dos veículos a gasolina. Houve uma redução significativa. Há uma tendência ao aumento das partículas de gás no ar durante a semana, e a redução não ocorre de um dia para o outro, mas houve um forte impacto. Em Vicente de Carvalho, por exemplo, o aumento de monóxido de carbono na atmosfera foi de 400% - afirmou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes. 

Prefeito usou bicicleta para ir ao trabalho
Pela manhã, o prefeito Eduardo Paes pedalou da Mesa do Imperador, no Parque Nacional da Tijuca, quintal da Gávea Pequena, até o Palácio da Cidade, em Botafogo. Ele percorreu os 20 quilômetros em 35 minutos, desta vez, sem cometer infrações: ano passado, Paes pedalou pela calçada, em trechos de contramão, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. 


- O carioca precisa criar o hábito de andar mais de bicicleta. O Rio é uma cidade amigável, com uma boa rede de ciclovias. Estamos melhorando os transportes porque não há mais condições de tantos carros nas ruas - disse o prefeito. 

 
Os secretários do Ambiente, Marilene Ramos, e de Transportes, Sebastião Rodrigues, também seguiram de bicicleta para o trabalho. Marilene saiu de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Já Rodrigues, que é morador de Niterói, saiu de casa de ônibus, atravessou a Baía de Guanabara de barca e seguiu de bicicleta até o Aterro do Flamengo, onde encontrou com a secretária. Marilene seguiu para a Zona Portuária, e Rodrigues, para Copacabana. 

Rodrigues reconheceu que ainda há muito trabalho para deixar as cidades adequadas para a mobilidade sustentável, mas ressaltou uma série de medidas que estão sendo tomadas e visam a melhorar os meios de transporte de massa nos próximos anos no Rio. 

- Acabamos de comprar 30 trens para a Supervia, que vão começar a chegar no próximo ano, e 19 para o metrô, também com início de chegada em 2011. Vamos expandir o metrô para a Barra da Tijuca e para São Gonçalo e Itaboraí. Estamos fazendo estudos para investimentos em barcas, com a compra de novas embarcações e abertura de outras linhas. E a Prefeitura do Rio também está fazendo corredores rodoviários, os chamados BRTs. No próximo ano, já vamos começar a sentir a diferença - afirmou, em nota, o secretário de Transportes. 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ranking de Cidades por nímero de veículos por habitante

Restrição de motos reduz acidentes na marginal Tietê, segundo CET


20/09/2010 - 20h00- Folha de São Paulo



DE SÃO PAULO
A restrição à circulação de motos na marginal Tietê, em São Paulo, causou a redução no número de acidentes de trânsito na via, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Desde 16 de agosto, motociclistas que trafegarem pela pista expressa correm o risco de ser multados. 

Balanço feito um mês após o início da fiscalização e divulgado nesta segunda-feira pela companhia mostra que o número de acidentes com motos caiu 66%, em relação a período semelhante de 2009. Entre 16 de agosto e 15 de setembro foram registrados 48 acidentes envolvendo motos nas pistas local, central e expressa da marginal Tietê --39 com vítimas e 9 sem vítimas. No ano passado, entre os dias 17 de agosto e 16 de setembro foram 142 acidentes. 

Em um mês de fiscalização, 717 motociclistas foram autuados por burlar a proibição nos dias úteis. Trafegar em local e horário não permitidos é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12. 

De acordo com a CET, diariamente, cerca de 350 mil veículos circulam na via, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos. 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Movimento Nossa São Paulo apresenta plano para reduzir em 25% circulação de carros na cidade


20/09/2010 - Agencia Brasil

O Movimento Nossa São Paulo apresentou nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, um plano de mobilidade urbana para reduzir em 25% o número de carros que circula diariamente na capital paulista. O plano prevê, principalmente, a expansão dos corredores de ônibus, investimento em ciclovias e mudanças em políticas habitacionais.

Na área do transporte coletivo, o plano defende a construção de 2,4 mil quilômetros de vias reservadas ao tráfego de ônibus nas principais avenidas da capital paulista, inclusive nas marginais do Rio Tietê e Rio Pinheiros. Segundo Ricardo Corrêa, urbanista do TC Urbes, consultoria que participou da elaboração do projeto, esses corredores serviriam como artérias de conexão entre regiões da cidade com as redes de metrô e trem já existentes.

Essas redes, de acordo com o plano, ainda seriam ligadas a micro redes de transporte coletivo que atenderiam bairros de São Paulo. Pela proposta, os passageiros poderiam usar todas as formas de transporte coletivo pagando somente uma passagem.

O sistema de transporte coletivo seria também conectado a 500 quilômetros de ciclovias. Nas áreas de cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, seriam construídas vias reservadas para as bicicletas criando assim a possibilidade para que habitantes circulassem dentro de bairros sem usar carro ou ônibus.

“Em vias locais, a prioridade seria dada às bicicletas e aos pedestres”, diz Corrêa.

A urbanista Simone Gatti, também do TC Urbes, afirmou, entretanto, que nada disso será completamente efetivo sem uma nova política habitacional para a cidade. Nesta política, também tratada no plano do Movimento Nossa São Paulo, estariam previstas medidas para a “centralização” da capital para que a população deixasse de ocupar áreas da periferia e reduzisse seus deslocamentos.

“A habitação interfere diretamente na mobilidade urbana”, disse Simone. “Precisamos compactar a cidade, centralizar a população e descentralizar a oferta de emprego.”

De acordo com as expectativas do plano de mobilidade, com todas essas medidas, um quarto da população paulistana deixaria seu carro em casa. Desta parcela, mais de um terço passaria a usar os corredores de ônibus para se locomover.

Isso faria com que a quantidade de viagens realizadas por dia no sistema de transporte público aumentasse de 23 milhões para 26 milhões. O uso das bicicletas também aumentaria.

Em compensação, São Paulo reduziria em 30% o volume de gás dióxido de carbono (CO2) emitido anualmente. Por ano, 391 toneladas do gás, que é um dos causadores do aquecimento global, deixariam de ser liberados na atmosfera.

O plano de mobilidade, agora, será entregue a autoridades municipais e estaduais. O secretário-executivo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, único representante dos governos presente na apresentação do projeto, disse que a iniciativa tem propostas interessantes, mas que precisa ser melhor debatido.


http://www.transporteideias.com.br/2010/09/20/movimento-nossa-sao-paulo-apresenta-plano-para-reduzir-em-25-circulacao-de-carros-na-cidade/