sábado, 16 de maio de 2015

Carro próprio do Google chega às ruas

16/05/2015 - O Estado de SP / Época Negócios

Os carros autônomos do Google inteiramente projetados pela empresa começarão a ser testados nas ruas no verão norte-americano deste ano, mas com volantes e freios, diferentemente do que a empresa previu um ano atrás. O anúncio realizado ontem informou também que os veículos circularão apenas em ruas próximas à sede da empresa em Mountain View, Califórnia, e com uma velocidade máxima de 40 km/h.

Engenheiros vão operar 25 protótipos dos veículos projetados pelo Google. Eles contarão com o mesmo software que os utilitários esportivos Lexus RX450h,modelo de carro adaptado que integra o programa de veículos autônomos do Google. Até agora, os carros do programa já rodaram sem motorista cerca de 16 mil quilômetros por semana nos últimos meses, disse a companhia em seu blog oficial.

Quando a companhia anunciou há um ano que planejava montar uma frota de veículos autônomos de sua própria fabricação, o diretor do projeto, Chris Urmson, havia dito que os protótipos "não terão volantes, pedais de acelerador ou freio, pois não vão precisar".

Entretanto, os protótipos não vão prescindir desses equipamentos de direção, pois o Estado da Califórnia exige que veículos autônomos tenham controles manuais durante testes.

Montados em Detroit pela Roush Industries, os protótipos agora virão com volantes, pedais de freio e acelerador removíveis para que engenheiros de teste "possam assumir a direção se necessário", disse Urmson na publicação no blog.

Pioneiro. O Google descreve o protótipo, que acomoda duas pessoas como "o primeiro veículo totalmente autônomo do mundo". A empresa também disse que iria testar novas tecnologias de proteção de passageiros e pedestres, incluindo uma proteção de espuma para a frente e um para-brisa flexível. O Google afirmou que a velocidade dos protótipos será limitada a 40 quilômetros por hora a fim de "diminuir a probabilidade de ferimentos sérios" no caso de uma colisão.

Como parte do lançamento dos protótipos, o Google disse que seus engenheiros planejam fazer testes em "situações raras e estranhas" – o que os incentivadores de carros sem motorista chamam de "casos de risco", ou situações incomuns que ocorrem a cada 150 mil quilômetros em média. Testes assim, disse o Google, nos "ajudarão na certificação de que o nosso software consegue lidar com a mais rara das variações em cenários de direção comuns".

Acidentes. Na segunda-feira, o Google revelou que sua frota de Lexus autônomos havia se envolvido em 11 acidentes em vias públicas perto de Mountain View, cidade da Califórnia onde fica sua sede. A declaração veio logo em seguida de uma reportagem da Associated Press que contabilizava quatro acidentes com carros autônomos na Califórnia até agora: três com Lexus do Google e um com um Audi da fornecedora de peças Delphi.

"Em nenhum caso, a direção autônoma foi a causa do acidente", afirmou Urmson em um post no blog da empresa. Segundo ele, ninguém se feriu nos acidentes. Os carros foram atingidos por trás sete vezes, principalmente quando parados em semáforos. A maior parte dos acidentes ocorreu em ruas da cidade e não em autoestradas. OGoogle declarou que seus carros sem motorista haviam acumulado quase 1,5milhão de quilômetros.

A empresa foi criticada, entretanto, por não tornar públicos quaisquer registros sobre os acidentes, já que entusiastas e críticos da nova tecnologia têm de contar apenas com a palavra da empresa com relação ao ocorrido. O departamento de trânsito da Califórnia disse que não pode divulgar detalhes de registros de acidentes. A falta de transparência incomoda críticos que querem que o público possa monitorar uma tecnologia que os próprios desenvolvedores reconhecem estar imperfeita.

John Simpson, da entidade de consumidores Consumer Watchdog, disse que a meta do Google de ter um carro sem volante ou pedais torna ainda mais importante o conhecimento de qualquer informação sobre acidentes.  

Época Negócios

Carro do Google que dirige sozinho chega às ruas a partir de junho

Veículo ganhou sinal verde para nova fase de testes na Califórnia. Velocidade máxima de cada protótipo é limitada a 40 km/h

Nesta sexta-feira (15/05), o Google anunciou que, muito em breve, algumas unidades de seus carros que dirigem sozinhos poderão ser vistos circulando pelas ruas de Mountain View, na Califórnia (EUA). Com um piloto de segurança sempre a bordo, os veículos começam a nova fase de testes no verão norte-americano, a partir de junho.

Segundo a empresa, os carros já passaram por "testes rigorosos" nas instalações da companhia, garantindo que o software e os sensores funcionam como deveriam.  A nova frota que entra em circulação registrou mais de um milhão de quilômetros em estradas desde o início do projeto — tem experiência equivalente a cerca de 75 anos de condução de um adulto típico.

A velocidade máxima de cada protótipo é limitada a 40 km/h. "Quando começamos a projetar o primeiro veículo do mundo a dirigir sozinho, o nosso objetivo criar um carro que pudesse assumir totalmente a tarefa de condução", escreveu Chris Urmson, diretor do projeto, no blog do Google.

"Automóveis que pudessem levar qualquer um do lugar A para o B com apenas um clique poderiam transformar a mobilidade de milhões de pessoas, quer por meio da redução de 94% dos acidentes causados ​​por erro humano, recuperando bilhões de horas desperdiçadas no trânsito ou trazendo novas oportunidades ao alcance daqueles que, de alguma forma, não podiam dirigir em razão de uma deficiência", diz Urmson.

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