21/02/2015 - Business Insider
A corrida para colocar um carro auto-dirigível na estrada está em pleno andamento, com BMW, Tesla, Apple e Google todos competindo para ser o primeiro.
Mas, no final, pode ser que os suecos saiam na frente.
Esta semana, a Volvo anunciou que vai colocar 100 carros autônomos prontos nas mãos de consumidores reais até 2017.
Este ensaio-piloto inicial colocará a tecnologia de auto-condução da empresa pra fora do laboratório e será vista na vida real através do toque de proprietários regulares.
"Estamos entrando em território desconhecido no domínio da condução autônoma", disse o vice-presidente sênior da Volvo, Dr Peter Mertens.
"Dar um excitante passo para um piloto-público, com a ambição de permitir que pessoas comuns possam se sentar ao volante em tráfego normal na via pública, isso nunca foi feito antes."
O programa piloto do carro 100 terá lugar nas ruas da cidade natal de Volvo em Gotemburgo, Suécia. É relatado que a cidade deu sua aprovação à empresa, como também os clientes para um cruzeiro ao redor de vias públicas selecionadas, com o programa de direção autônoma do carro no controle.
Segundo a Volvo, o seu sistema de piloto automático é confiável o suficiente para que ele seja capaz de tomar decisões sobre todos os aspectos da experiência de condução. A montadora diz que seu sistema será capaz de lidar com tudo, desde dirigir todos os dias no tráfego até o impasse em situações de emergência.
Para conseguir isso, a montadora sueca vai depender de uma complicada rede de sensores, sistemas de posicionamento baseados em nuvem e tecnologia inteligente de frenagem e direção.
Os sensores incluem sete radares, 12 sensores ultra-sônicos, cinco câmeras e um scanner a laser.
Todos eles trabalham em conjunto para permitir que o motorista atrás do volante possa fazer praticamente qualquer coisa, exceto dirigir o carro. Se qualquer um dos sistemas no carro falhar, a Volvo disse que existem sistemas de backup redundantes prontos para assumir.
A Volvo está tão confiante no seu sistema de piloto automático que seus engenheiros acreditam que sua tecnologia de auto-condução é melhor do que seres humanos quando confrontados com uma situação de emergência.
"Em uma emergência real, no entanto, o carro reage mais rapidamente do que a maioria dos seres humanos", disse o Dr. Erik Coelingh, da Volvo.
Em casos em que o piloto automático deve ser desligado devido ao mau tempo ou ao mau funcionamento, o carro irá pedir ao motorista para ele assumir. Se o motorista não consegue assumir o controle em tempo hábil, ou se o motorista está incapacitado, o carro fará, por si só, uma parada segura.
Muito legal.
Até agora não há nenhuma palavra sobre quando a tecnologia e os regulamentos legais permitirão à Volvo expandir seu programa de unidade autônoma, mas certamente estamos olhando para o futuro.
(tradução livre de Alexandre Pelegi)
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