segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vendas de veículos perdem ritmo, mas já superam 2 milhões no ano

01/08/2011 - Valor, Eduardo Laguna

SÃO PAULO - O mercado automobilístico brasileiro deu em julho sinais de que perde fôlego. As vendas de carros de passeio, utilitários, caminhões e ônibus seguiram em alta, mas a um ritmo menos acentuado do que nos meses anteriores.

Conforme dados divulgados pela Fenabrave – entidade que abriga as concessionárias -, foram vendidos 306,2 mil veículos em julho, apenas 1,27% acima do volume do mesmo período de 2010 (302,34 mil unidades). Na comparação com junho, houve leve incremento de 0,61%.

Com o resultado, o setor acumulou vendas de 2,04 milhões de veículos de janeiro a julho, 8,58% a mais do que em igual período de um ano antes.

A Fiat liderou as vendas de automóveis e veículos comerciais leves em julho, com participação de 23,4%. Na sequência aparecem Volkswagen (20,44%), General Motors (17,92%) e Ford (9,12%).

Segundo o balanço, as vendas de caminhões novos chegaram a 15,53 mil unidades em julho, o que configura um aumento de 5,89% em relação ao mesmo mês de 2010. Na mesma base de comparação, as vendas de ônibus subiram 11,48%, chegando a 2,72 mil veículos.

O levantamento da Fenabrave ainda mostra que foram emplacadas 160,19 mil motocicletas no mês passado, 8,3% a mais do que em igual período de 2010. A Honda teve 78,07% do mercado em julho, seguida pela Yamaha, que marcou market share de 12,18%.

(Eduardo Laguna | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário