quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chery lança pedra fundamental de fábrica

20/07/2011 - Webtranspo

Planta vai produzir dois modelos populares

Unidade ficará pronta em 2013

O clima era de festa com apresentações de orquestra sinfônica e danças típicas. E não foi por acaso. A ocasião pedia algo diferenciado, pois o empreendimento dizia respeito a um dos principais segmentos da economia brasileira, que é a indústria automobilística. Tal evento, que reuniu diversas autoridades políticas, aconteceu na cidade de Jacareí (SP) e marcou o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Chery, local escolhido pela montadora chinesa para instalar sua primeira unidade fabril fora do solo chinês.

Quando iniciou as vendas de seus modelos no mercado nacional há dois anos, a marca buscava mostrar uma nova face daquele país, tido por muitos como um fornecedor de produtos de qualidade duvidosa. “Queremos mostrar ao Brasil uma nova China, um país tecnológico, que fabrica produtos com alta tecnologia”, garantiu na época Luís Curi, presidente nacional da companhia.

Com a boa receptividade do consumidor local para seus carros, a Chery resolveu fincar raízes por aqui, trazendo toda a sua expertise para o interior de São Paulo. Para se ter uma ideia do desempenho, em 2010, a empresa vendeu 7,8 mil unidades e para este ano a previsão é de comercializar algo em torno de 36 mil veículos, impulsionados pela entrada do modelo QQ, e alcançar 1% de participação de mercado.

Com um milhão de metros quadrados, a planta será a primeira a realizar o processo produtivo completo e não apenas montagem. De acordo com a direção da empresa, atualmente, a Chery mantém 12 fábricas fora da China, mas todas executam a montagem de peças (as chamadas CKDs Complete Knock-Down).

QQ é um dos modelos mais vendidos atualmenteA construção da unidade fabril e de um centro tecnológico iniciará já neste ano e a conclusão está prevista para 2013. No País, a fabricante produzirá dois modelos (um deles será o Q13 e o segundo ainda não foi definido, mas atenderá exclusivamente o mercado local). A capacidade inicial de produção será de 50 a 60 mil unidades por ano, podendo se estender para 170 mil até 2016 com a introdução de novos modelos na linha de montagem.

Com esses carros, a Chery focará a classe C, oferecendo uma linha mais popular agregando um número elevado de equipamentos. “As montadoras estão apostando no mercado de entrada para atender ao novo consumidor que está chegando ao segmento automotivo”, frisou o executivo.

Segundo Curi, 85% da produção será destinada ao mercado local e 15% para a América Latina. A Chery espera incorporar uma taxa de nacionalização inicial de 30%, podendo ser ampliada para 50% conforme processo de fabricação for aumentando. A empresa estima a geração de 1,5 mil empregos durante as obras e três mil após o início da produção.

US$ 400 milhões

De acordo com Yin Tongyue, CEO da Chery, a boa relação entre o Brasil e a China foi decisiva para a escolha e vai de encontro ao plano da companhia de expandir sua marca no cenário mundial. Além disso, as oportunidades oferecidas pelo munícipio de Jacareí foram fundamentais para a decisão de investir US$ 400 milhões na construção da planta fabril.

“Estudamos as regiões do interior paulista e optamos por Jacareí em razão de ela estar bem localizada, próxima a vários fornecedores de autopeças, por ter nos fornecido um leque amplo de mão de obra qualificada para atender nossas operações e, por fim, a cidade nos proporcionará vantagens logísticas a partir da proximidade com o porto de São Sebastião”, concluiu Curi.

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